Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Grand Prix SENAI de Inovação busca soluções para desafios do mundo moderno

Competidores terão três dias para criar produtos e processos nas áreas de energia,

segurança do trabalho, água e resíduos sólidos. R$ 900 mil estão na disputa

 

A largada da segunda edição do Grand Prix SENAI de Inovação será dada às 14h da próxima segunda-feira (1°/12), no WTC, em São Paulo, durante a Open Innovation Week. Seis equipes terão que criar soluções industriais para desafios do mundo moderno nas áreas de uso racional da água, energia renovável, segurança do trabalho e reaproveitamento de resíduos sólidos. Nessa corrida, ganha quem tiver mais e melhores ideias inovadoras. Ao todos, três projetos ganharão R$ 300 mil cada pré-aprovados no Edital SENAI SESI de Inovação para serem levados ao mercado. O evento, que vai até quinta-feira (04/12), é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI).

 

“O nosso Grand Prix é um grande showroom de inovação aberta. Nós queremos fortalecer a indústria inovadora que já existe e principalmente garantir mecanismos para que novas indústrias sejam criadas por meio da inovação. O SENAI, com sua rede de laboratórios, é parceiro de quem quer inovar”, afirma Gustavo Leal, diretor de operações do SENAI.

 

Inspirado em um modelo sueco, o Grand Prix busca estimular processos de inovação aberta industrial – quando ideias são incrementadas com contribuições externas, em parcerias estabelecidas entre empresas, institutos de pesquisa e desenvolvimento e universidades. Na estratégia das equipes, devem ser consideradas técnicas de planejamento, gestão, execução e administração do tempo corrido de três dias. Na arena de competição, haverá seis oficinas de trabalho de 20m², uma para cada equipe.

 

Os times são multidisciplinares, formados por competidores de todo o país, entre alunos e designers do SENAI, professores do SESI, alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e da Universidade de Brasília (UnB), representantes de startups do Desafio Brasil da Fundação Getúlio Vargas (FGV), bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e representantes da Agência de Inovação do Reino Unido (Innovate UK). Como suporte na realização das tarefas, os competidores contarão com um laboratório de protótipos com onze especialistas.

 

Além de premiação para as melhores ideias, as equipes também disputam em desempenho geral. Os vencedores do primeiro lugar passarão uma semana em Londres, em laboratório de referência em inovação. O segundo lugar terá uma semana em um dos Laboratórios Abertos SENAI e o terceiro, em um dos centros de referência do SibratecShop, da rede de inovação do governo federal. Nesses locais, os vencedores poderão fazer protótipos das melhores ideias e projetos criados durante o Grand Prix.

 

O público também vai poder votar nas melhores ideias no site do evento: www.senai.br/gpinovacao

 

 O GRAND PRIX PASSO A PASSO

 

  • Os integrantes das equipes serão apresentados na manhã de 1°/12;
  • As equipes receberão os envelopes com os desafios seis horas antes da competição;
  • Às 14h do mesmo dia (1°/12) começa a contar o tempo de 72 horas corridas;
  • Os competidores podem trabalhar full time, em sistema de revezamento ou como preferirem;
  • As equipes terão um laboratório aberto de protótipos para dar forma às ideias;
  • Os competidores devem consultar representantes de empresas e consultores convidados para aperfeiçoar projetos;
  • Durante todo o Grand Prix, especialistas em inovação do SENAI irão identificar as melhores ideias e oferecê-las a empresas para fazer negócio;
  • O Grand Prix será aberto à visitação gratuita e os projetos também poderão ser votados pelo público pela internet;
  • Ao fim das 72 horas de competição, 30 projetos serão selecionados e passarão por uma banca de avaliadores com representantes da indústria e investidores.

 

AS EQUIPES

Cada equipe terá sete integrantes:

1 líder da rede de design do SENAI

1 aluno do SENAI

1 aluno do SESI

1 aluno do ITA ou da UnB

1 bolsista do CNPq

1 empreendedor de startup do Desafio Brasil da FGV

1 empreendedor de startup da Innovate UK (agência de inovação do governo britânico)

 

OS DESAFIOS

Os competidores terão que criar soluções industriais e inovadoras para grandes problemas do mundo moderno nas áreas de uso racional da água, energia renovável, segurança do trabalho e reaproveitamento de resíduos sólidos. Cada desafio trará uma lista de problemas a serem resolvidos. Os envelopes com os desafios serão entregues seis horas antes do início da competição.

 

O LABORATÓRIO DE APOIO

As equipes terão como suporte na realização das tarefas, um laboratório de protótipos com onze especialistas:

3 alunos de pós-graduação do ITA

3 profissionais da rede de Laboratórios Abertos SENAI

3 ilustradores da rede de design do SENAI

1 profissional do Instituto Politécnico de Milão (Itália)

1 professor de gestão ágil de projetos

EMPRESAS E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

AHK ANPEI BG do Brasil BNDES Bosch
Bqmil Braskem CBIC CEU – UNIFEI EMBRAER
FGV FIAT Frutos do Brasil Instituto Fraunhofer Induct
INPI ITA Instituto Neymar Jr. Ita Industrial VDI
WRSteel Mellom Mercedes Benz/Daimler Microbras (3D Cloner) MEC
MDIC – Inovativa Natura Novatrelica PM Canvas MCTI
TOTVS Innovate UK Poli Design Milano Thomson Reuters Welle Laser
Sebrae Startupfarm Schneider Eletric Xalingo T-System
Tuboart Wenovate IEL Prêmio Nacional de Inovação MEI

 

 

SERVIÇO GRAND PRIX SENAI DE INOVAÇÃO

Quando: a partir das 14h de 1° às 14h de 4 de dezembro

Duração: 72 horas corridas

Onde: WTC São Paulo – Avenida das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo, São Paulo – SP

O Grand Prix SENAI de Inovação é aberto à visitação. Entrada gratuita.

 

 

ATENDIMENTO À IMPRENSA

Gerência de Jornalismo da CNI

 

(61) 3317-9578 / 8917 / 9825

[email protected]

EmbedPress: Digite sua chave de API do YouTube em EmbedPress > Plataformas > YouTube para incorporar o canal do YouTube.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest