Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

B+P traz melhorias em eficiência energética e manufatura enxuta para MPEs

O Programa Brasil Mais Produtivo (B+P) no Amazonas conta, atualmente, com a adesão de 16 empresas, sendo 12 na linha de Manufatura Enxuta e quatro na linha de Eficiência Energética. Seis dessas empresas já estão recebendo as consultorias que estão sendo realizadas pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e, paralelamente, recebendo ações de inovação e gestão com o Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae. O B+P é uma iniciativa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio Exterior e Serviço (MDIC), voltado para micros, pequenas e médias empresas.

De acordo com o consultor de negócios do SENAI Amazonas e coordenador local do Brasil Mais Produtivo, Silvio Rapozo, o programa é de extrema importância para as micro e pequenas empresas (MPEs), por várias razões, a começar pelo aumento de produtividade das empresas, crucial para a competitividade no mercado globalizado. “Com processos mais eficientes e maior rendimento, as MPEs podem bem atender a demanda do mercado, reduzir custos e aumentar seus lucros”, frisa Rapozo.

O programa conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que se unem à Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e aos executores do programa, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para a oferta de soluções, que vão desde a sensibilização e engajamento, aumento de produtividade, aumento de eficiência energética até a transformação digital das indústrias.

Integrado à Nova Indústria Brasil, o novo Brasil Mais Produtivo foi amplamente reestruturado com o objetivo de elevar a produtividade e promover a transformação digital das micro, pequenas e médias empresas brasileiras, assim como apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias no País.

As trilhas de cursos de aperfeiçoamento profissional oferecidas pelo Programa B+P nas áreas de Manufatura Enxuta e Eficiência Energética priorizam a qualificação e o nivelamento do corpo técnico das empresas. “Por meio de treinamentos em ferramentas da qualidade, os participantes aprendem sobre os oito desperdícios que pode haver em seus processos produtivos, além de alicerçar para a consultoria que está sendo aplicada na empresa, servindo de sustentação para um processo de mudança duradouro”, disse o consultor do SENAI Amazonas, Charles Guimarães.

O Amazonas tem como meta para 2024 atender 42 empresas com as consultorias em Manufatura Enxuta e Eficiência Energética, além de engajar mais de 500 empresas para acesso aos benefícios da plataforma de produtividade. Em nível nacional, o B+P pretende impactar até 200 mil empresas industriais por meio das plataformas do programa e realizar mais de 90 mil atendimentos a micro, pequenas e médias empresas do setor.

Para ampliar o acesso das empresas ao B+P, o SENAI Amazonas conta com o setor de Relações com Mercado Integrado (RCMI) do Sistema FIEAM. De acordo com Márcia Soares, consultora e interlocutora do Programa B+P, as ações de divulgação dos benefícios do programa foram iniciadas junto aos sindicatos patronais do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM).

Segundo ela, o programa B+P foi apresentado às empresas associadas aos sindicatos, por meio de várias ações de comunicação (e-mail marketing, postagem de conteúdo em site ou canal digital, campanhas em redes sociais) e ação ativa do Contact Center do Sistema FIEAM, para engajamento com as empresas via SMS, WhatsApp, telefone e agendamentos de empresas a serem visitadas.

“Essa força tarefa vem gerando um interesse e adesão das empresas do AM em 50% da meta estabelecida pelo departamento nacional em menos de dois meses”, revelou a consultora.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!