Alinhada aos desafios e à filosofia de gestão Lean Manufacturing, em busca da otimização do processo produtivo como um todo, a Agência SENAI Elias Jacob Benzencry, no município de Iranduba, começa hoje, 1º, a metodologia Lean Educacional focada em aperfeiçoar o processo educacional. A turma do curso de Operador de Microcomputador é a primeira a ser implementada, com 46 alunos inscritos na modalidade a distância – EaD (online).
De acordo com o coordenador da Agência SENAI Iranduba, Ednilson Araujo, a nova metodologia educacional vai trabalhar três mudanças específicas: tempo, desperdício do aluno e melhor aproveitamento dos espaços físicos. O método inicia-se nas aulas práticas da unidade e deverá ser replicado para os atendimentos com a Escola SENAI de Ações Móveis e Comunitárias (ESAMC) nos outros interiores.
“Com isso estamos beneficiando duas vertentes, sendo o aluno, para melhorar a eficiência do aprendizado, e a segunda, trazendo indiretamente melhorias também para a indústria, que se beneficiará ao receber um profissional capacitado pelo SENAI nos moldes da lean manufacturing da indústria e do processo produtivo eficiente e automatizado”, disse ele.
A redução dos desperdícios nos processos da produção utilizada em sala de aula com o Lean Educacional, de acordo com Araujo, vai identificar métodos de ensino que podem ser mais eficientes, reduzindo atividades que não agregam valor ou não auxiliam o desenvolvimento de competências, como o tempo de movimentação do aluno dentro do espaço de aprendizagem ou algum desperdício de transporte, com deslocamento de materiais ao longo das aulas práticas.
“Vamos fazer cálculos e uso de ferramentas para chegar a essas conclusões, melhorando a eficiência dos espaços e dos alunos. A intenção é que dentro desse processo de desperdício, seja ele físico ou intelectual, o professor também ouça a opinião dos alunos para gerar ideias de melhorias e eficiência no aprendizado do aluno”, ressaltou o mentor da metodologia na Agência SENAI Iranduba, Ednilson Araujo.
Para iniciar o processo e a implementação, os alunos participaram hoje pela manhã de reunião virtual via Google Meet e assistiram a uma apresentação da equipe técnica e dos professores do SENAI sobre a nova metodologia e suas aplicações, que serão ministradas pelo instrutor da Agência SENAI de Iranduba, Horácio Ribeiro, para a turma do curso de Operador de Microcomputador.