Cinquenta alunos do curso de Operador de Microcomputador da Agência SENAI Elias Jacob Benzecry, no município de Iranduba, participam de nova metodologia de ensino, a “Sala de Aula Invertida”, que consiste na aplicação das ferramentas online Google Classroom e Kahoot. A metodologia facilita os estudos em casa e prepara o aluno para as aulas diárias presencialmente. Com material disponibilizado online o aluno já chega às aulas sabendo o que vai estudar.
Com total de 160 horas presenciais, o curso Operador de Microcomputador se encerra em 10 de abril. De acordo com o coordenador da Agência SENAI de Iranduba, Ednilson Santiago, o uso da nova metodologia tem estimulado os alunos a se preparem melhor para os assuntos em sala de aula, tornando a etapa presencial uma troca de experiências e conhecimentos.
“A ideia com essa metodologia é aperfeiçoar o entendimento técnico dos alunos, utilizando a tecnologia digital nos cursos de qualificação profissional do SENAI/AM em preparação para indústria 4.0”, disse Santiago, que pretende ampliar a ideia para demais cursos ofertados pela Agência no interior.
Santiago explica que por meio do uso da ferramenta Google Classroom é possível ao aluno a conexão com o professor e os demais colegas da mesma turma, compartilhando materiais de estudo, fotos e qualquer tipo de arquivo. As tarefas passam a ser organizadas de forma online e o intuito é facilitar a relação entre os estudantes, professores e os assuntos ministrados no curso.
“A plataforma pode ser acessada por alunos também no celular. Percebemos que com essa adesão via smartphone, também conseguimos que mais alunos acessem o material de onde estiverem e cheguem à aula só para tirar dúvidas”, contou ele.
O aluno Carlos Ramos, 32, é um dos que aprova a nova ferramenta. Com o uso do smartphone em casa, Ramos explica que se sente mais à vontade para tirar dúvidas na plataforma online, além de se preparar melhor para as avaliações presenciais. O uso do Google Classroom, segundo Ramos, estimula o aluno a aplicar e manusear o que aprende em sala de aula.
“Tudo no curso é novo para mim, tenho mais conhecimento e facilidade em mexer no celular do que em um computador, mesmo tendo um notebook em casa que acaba sendo deixado de lado. Hoje eu percebo que com a metodologia da ferramenta online eu consigo aplicar os ensinamentos que aprendo em sala de aula em casa, como as funcionalidades do mouse, funções do teclado e sobre o sistema operacional”, relatou o aluno.
O uso da plataforma Kahoot, também utilizada na nova metodologia de ensino da Agência SENAI de Iranduba, permite ao professor e os próprios alunos criar questionários, pesquisas, quizzes e jogos com perguntas de múltipla escolha, respondidas de forma online pelos alunos, trabalhando o mesmo assunto de sala de aula de forma mais interativa.
“Com essa prática, reduzimos consideravelmente o uso de papel na escola. Antes os exercícios e todas as provas eram impressas, com essa nova metodologia o material utilizado em sala de aula e algumas provas já podem ser baixados e feitos de forma online”, ressaltou Santiago, ao acrescentar que o método é benéfico inclusive para o professor que tem alunos mais interessados e motivados no processo. “No ensino regular, o aluno acaba ficando muito disperso e se desinteressando pelo assunto. Com essa metodologia de aula invertida, eles se sentem mais protagonistas do processo e isso é muito bom”, relatou Santiago.