Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Maurício Duarte em 2º dia de Worldskills

Concentra__o na cria__o do projeto de vitrine_Divulga__o CNI
Concentração na criação do projeto de vitrine – Divulgação CNI

Worldskills, competição de educação profissional que envolve 1,2 mil alunos de 56 países até sábado, 16, no Anhembi Parque (São Paulo), tem hoje seu segundo dia em 50 ocupações técnicas da indústria e de serviço. Pela primeira vez o evento é realizado num país da América Latina e a delegação do Brasil é representada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Aprendizagem Comercial (SENAC).

O aluno do SENAI Amazonas, Maurício Duarte, concorre na ocupação vitrinismo, uma das cinco ocupações da área de moda e criatividade. O trabalho do vitrinista tem o propósito de impulsionar as vendas em shoppings e lojas de departamentos ao criar vitrines harmoniosas.

Nesta ocupação, 11 alunos (Alemanha, Brasil, Cingapura, Finlândia, Holanda, Hong Kong, Índia, Letônia, Macau, Reino Unido e Suécia) disputam o título de melhor do mundo nas atividades que integram as técnicas e habilidades do vitrinista.

Neste segundo dia, 13, Maurício apresenta o projeto da vitrine com o tema “games” desenvolvido ontem, 12, e esboçado no mood board (um tipo de cartaz composto de imagens, textos e amostra de objetos que farão parte da vitrine real).

Maur_cio Duarte no Worldskills_Divulga__o CNI
Maurício Duarte no Worldskills – Divulgação CNI

Além do mood board, o amazonense inicia a execução do projeto, tendo como prioridade concluir a pintura e o revestimento da vitrine. Concluídas essas etapas, o competidor pode iniciar a confecção dos acessórios em madeira.

Segundo o instrutor de vitrinismo do SENAI/AM, Elias Mota, o primeiro dia de prova da ocupação avalia principalmente a criatividade do aluno na criação do projeto, seguindo o perfil do tema proposto pelos experts de vitrinismo.

“Maurício está bem centrado, concluiu no tempo estipulado o projeto da vitrine que ele executará no decorrer dos próximos três dias. Nosso aluno é um forte candidato à medalha e lembro que foi capacitado para fazer o melhor, para mostrar um excelente trabalho com todo o conhecimento que recebeu dentro do SENAI”, diz Mota que já passou pela experiência da competição nacional em 2006, a Olimpíada do Conhecimento em Recife (PE) como competidor da ocupação costureiro industrial, conquistando a medalha de ouro.

 

Seleção de alunos brasileiros para o Worldskills

Para ser participante brasileiro da Worldskills, jovens entre 16 a 22 anos iniciam cedo no compromisso de adquirir uma formação profissional na maior instituição de ensino profissional da América Latina, o SENAI. Os melhores alunos são selecionados para participar da etapa estadual, na qual passam pela triagem de conhecimento técnico, habilidade, iniciativa, agilidade e equilíbrio emocional.

Os vencedores da etapa estadual são selecionados para participar do maior evento de educação profissional das Américas, a Olimpíada do Conhecimento, torneio promovido pelo SENAI Nacional a cada dois anos. Os competidores que conquistaram o ouro em suas ocupações na Olimpíada do Conhecimento e que alcançam o índice de desempenho da última edição do Worldskills ficam aptos a representar o Brasil no mundial.

Maurício Duarte esteve no nacional de 2014, Olimpíada do Conhecimento, em Belo Horizonte (MG), conquistando a medalha de ouro. Após quase um ano de treinamento para o Worldskills, o amazonense adquiriu muitos conhecimentos em estados em que a profissão de vitrinista está em ascensão, como São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.

Além das experiências assimiladas no Brasil, o aluno do SENAI/AM também teve a oportunidade de conhecer em maio a Finlândia, onde participou do torneio nacional como aluno de país convidado. Ali, Maurício disputou com competidoras da Holanda e Finlândia, superando a holandesa no projeto e execução de uma vitrine de departamento de cama, mesa e banho, conquistando a medalha de prata.

Agora na Worldskills, o aluno pretende superar a si mesmo e apresentar a excelência do ensino que recebeu no SENAI. “Entrei no SENAI para conhecer mais sobre o processo produtivo de costureiro industrial e cheguei até aqui. Essa instituição me abriu portas e oportunidades para me especializar e ser um profissional diferenciado para o mundo do trabalho”, destacou o competidor.

[nggallery id= 177]

     ATENDIMENTO À IMPRENSA

 

Diretoria de Comunicação e Marketing do Sistema FIEAM

Tel: (92) 3186-6576  Fax: (92) 3186-6579

E-mail: [email protected]

http://www.fieam.org.br

http://www.facebook.com/sistemafieam

Twitter: @fieam @sesiamazonas @senaiamazonas @ielamazonas

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest