Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SENAI lança curso e serviços em afiação de ferramenta

 

Ambiente de aprendizagem e de desenvolvimento de serviços técnicos e tecnológicos em afiação de ferramentas industriais
Ambiente de aprendizagem e de desenvolvimento de serviços técnicos e tecnológicos em afiação de ferramentas industriais

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) lança o primeiro curso de afiação de ferramentas da Rede SENAI com o propósito de qualificar a mão de obra da indústria para amolar e afiar peças, aumentando o tempo útil de produção da peça rotativa no processo fabril.

A educação profissional e os serviços técnicos e tecnológicos em afiação passam a ser desenvolvidos pela Escola SENAI Waldemiro Lustoza, localizada no bairro Cachoeirinha. A iniciativa neste novo segmento de formação profissional do SENAI conta com a parceria da empresa Ricavi.

O convênio entre a empresa e a instituição vem sendo negociado desde 2011 e no início do ano corrente foram entregues mais de 10 equipamentos que envolvem maquinários, ferramentas e acessório de afiação industrial. Os equipamentos foram repassados por comodato ao SENAI com a finalidade de promover programas de treinamento e soluções técnicas para a indústria amazonense em afiação.

O diretor da Ricavi, José Carasco, participou do lançamento da programação do curso de afiador de ferramentas rotativas, destacando que a instituição SENAI é referência na qualificação profissional no país. Para Carasco a parceria com o SENAI é importante para a Ricavi na divulgação da marca e na formação de trabalhadores para atender a demanda da indústria no segmento de afiação.

“É um privilégio vincular o nome da Ricavi ao do SENAI que é uma escola de credibilidade em educação profissional. Os técnicos do Amazonas saíram na frente com o curso de afiador e tal iniciativa vem levantando interesse de escolas do SENAI de outros Estados que estão nos procurando para firmar parcerias e implantar o curso”, disse Carasco.

De acordo com Carasco, o trabalhador apto a afiar ferramentas traz benefícios para a empresa, pois a ferramenta afiada tem a capacidade de ser reutilizada com um aproveitamento 70% da peça, tornando a vida útil da mesma maior.

Segundo o técnico da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, Luiz Feijó, além da oferta do curso de aperfeiçoamento profissional, com carga horária de 30h, com turmas previstas para julho, a instituição também disponibilizará de serviços técnicos e tecnológicos para os segmentos industriais que já realizam esse processo de otimização de custo com a reafiação de ferramentas.

“Com esse conhecimento em afiação de ferramentas, a indústria deve reduzir o descarte de brocas de ferro e diminuir o custo com a comprar de novas peças”, avaliou Feijó.

A Escola conta com ambiente para atender a demanda da indústria e técnicos capacitados a desenvolver os serviços de afiação. Informações sobre início das aulas do curso de afiador de ferramentas rotativas e o portfólio de serviços técnicos e tecnológicos em afiação pelo telefone 3133-6414/64/04 ou pelo e-mail [email protected]

A programação na íntegra de todos os cursos na área metalmecânica da Escola SENAI Waldemiro Lustoza pode ser acessada pelo portal da Internet www.fieam.org.br/senai

[nggallery id=48]

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest