Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

SENAI reforça importância da formação de Jovens Aprendizes

A 17ª edição do Mundo SENAI, que se realiza até hoje (6), nas escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Amazonas, reafirma o compromisso da instituição com a formação de jovens, a qualificação da mão de obra industrial e o apoio às empresas na regularização do cumprimento da Lei da Aprendizagem. É o que afirma o gerente de Educação Profissional do SENAI Amazonas, José Nabir, que ontem explicou a representantes de empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) as diretrizes do Programa de Aprendizagem Profissional e seus benefícios legais e sociais.

De acordo com Nabir, o Programa de Aprendizagem do SENAI é uma das ferramentas mais eficazes para que as empresas cumpram suas obrigações legais previstas na Lei do Jovem Aprendiz (Lei nº 10.097/2000), evitando sanções e atendendo às exigências do Ministério Público do Trabalho. “A contratação de aprendizes, além de obrigatória para muitas empresas, é uma oportunidade de formar futuros profissionais qualificados, alinhados às necessidades da indústria e aos avanços tecnológicos do mercado”, destacou.

O SENAI atua como entidade formadora, oferecendo cursos de aprendizagem básica e técnica para jovens entre 14 e 24 anos, com turmas organizadas conforme as demandas do setor produtivo. Os cursos abrangem desde áreas como mecânica, elétrica e automação até competências administrativas e tecnológicas. “Formamos esses jovens com base em currículos desenvolvidos em parceria com a indústria e alinhados ao Catálogo Nacional da Aprendizagem Profissional, o que garante empregabilidade e relevância prática”, explicou Nabir.

Na ocasião, a representante da Philco, Kamila Oliveira, destacou a parceria com o SENAI como fundamental para a formação de seus 105 aprendizes. “Temos aprendizes nas áreas administrativa e de produção. Assim que a demanda aumenta, recorremos ao SENAI, que é um ótimo parceiro”, afirmou. Já Viviane Oliveira, da Amazon Tempe, ressaltou o interesse da empresa em migrar para o SENAI. “É atrativo, porque eles oferecem apoio à empresa. É exatamente o que a gente precisa”, disse.

Nabir também enfatizou o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI), que visa ampliar o acesso de pessoas com deficiência (PCDs), maiores de 50 anos e outros grupos à educação profissional. “Nosso compromisso é com a equidade. A inclusão faz parte da nossa missão, e o PSAI ajuda as empresas a se prepararem, oferecendo sensibilização, rodas de conversa e capacitação técnica sobre diversidade”, destacou o gerente, acrescentando que o programa já impacta diretamente a estrutura das escolas, que hoje contam com equipes multidisciplinares, como psicólogos e assistentes sociais.

Também durante o evento, o SENAI apresentou às empresas a plataforma Contrate.me, uma solução digital baseada em inteligência artificial que cruza perfis de vagas com currículos cadastrados. A ferramenta, gratuita até o próximo dia 13, facilita a seleção de candidatos e reduz o tempo de contratação. “A empresa preenche o perfil da vaga e a plataforma retorna, automaticamente, os candidatos mais aderentes. É uma forma moderna de aproximar talentos da indústria”, explicou Adriana Silva, da equipe comercial do SENAI/FIEAM.

O Mundo SENAI é um evento anual, nacional, em que a instituição abre as portas de suas escolas para a comunidade, estudantes, empresários e parceiros. Em Manaus, também ocorre programação nas unidades Waldemiro Lustoza, Demóstenes Travessa, Antônio Simões, ISI-ME e nas Escolas Móveis e Comunitárias. Além das palestras técnicas e oficinas de inovação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) leva ao público orientações e cadastro para os programas de estágio e jovem aprendiz. O Serviço Social da Indústria (SESI) também participa, com oficinas de robótica e um workshop sobre o impacto das tecnologias digitais no mundo do trabalho.

As oficinas mais populares entre os visitantes aconteceram na Escola SENAI Ações Móveis e Comunitárias, com destaque para a produção de pão de queijo e biscoitos de areia. Já na Escola Antônio Simões, os visitantes puderam explorar aplicações da robótica e da Indústria 4.0, em atividades conduzidas por alunos das Escolas SESI.

Dicas de economia

Durante a programação, João Costa, instrutor da Escola SENAI Antônio Simões, compartilhou dicas de economia doméstica. Entre elas, a limpeza regular  (semanalmente, se possível) do filtro do ar-condicionado, ação que pode reduzir o consumo de energia em até 15%, e o desligamento da geladeira durante a noite. De acordo com Costa, se a geladeira estiver bem vedada, não vai consumir energia e não vai acarretar perda de nutrientes dos alimentos. “São práticas simples, mas que refletem diretamente na conta de luz. Manter o ar-condicionado limpo e desligar eletrodomésticos desnecessários pode gerar uma boa economia no fim do mês”, alertou.

Fotografias do dia 5.6.2025 – Programação da tarde

IMG_7577-2

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
error: Conteúdo Protegido!