Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Retrospectiva 2014

16 DE DEZEMBRO DE 2014

 Fazendo a retrospectiva do ano de 2014, admitimos ter sido um ano de dificuldade para a indústria. No entanto, foi também um ano de continuidade nas realizações da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas – FIEAM. Algumas merecem destaque, como por exemplo, o início do funcionamento do Centro Integrado de Educação SESI/SENAI “Padre Francisco Luppino”, complexo de educação básica e profissional no município de Parintins, numa área de 16 mil m², com 4.011 m² de área construída, dos quais 1.266 m² são divididos em salas de aula e laboratórios com capacidade para 1.300 alunos. O investimento de R$ 10 milhões segue as diretrizes do Programa lançado pela Confederação Nacional da Indústria – CNI, “Educação para o Mundo do Trabalho”, conta com docentes e instrutores do SESI na área do ensino básico de crianças e adultos, e do SENAI na continuidade da área profissionalizante, em curso há mais de 16 anos naquele município. O complexo oferece 400 vagas para educação infantil e ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, e mais 1.300 vagas para cursos profissionalizantes.

Outro destaque foi o início de atividade do barco-escola da Rede SENAI, o SAMAÚMA II. Com três conveses, pesando cerca de 450 toneladas, distribuídas em 13,27 metros de altura, 10,58 metros de largura e 42,55 metros de comprimento, é uma embarcação moderna, com um novo conceito ecológico na área de preservação do meio ambiente e no aproveitamento adequado dos recursos naturais da região. Vem reforçar a educação profissional itinerante, de qualidade e sem fronteiras, cobrindo o vasto território da Amazônia, que desde 1979 é visitado pelo pioneiro SAMAÚMA que, ao longo de seus 35 anos, tem propiciado educação a 61 municípios nos Estados do Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Pará, certificando 52 mil pessoas em diversas áreas profissionalizantes. A nova unidade móvel duplica a capacidade de atendimento aos municípios distantes das capitais do Norte, disseminando a educação profissional, gerando renda e emprego. Juntos os dois barcos-escola visitarão 10 municípios, capacitando mais de 5.000 alunos por ano.

Tivemos ainda em Manaus a inauguração do Laboratório de Caldeiraria e Soldas “Agostinho Freitas”, juntamente com as áreas reformadas e ampliadas das Escolas SENAI “Antonio Simões” e SENAI de Ações Móveis e Comunitárias, nas novas instalações de ensino/aprendizagem do SENAI/AM, no Distrito Industrial de Manaus.

Por fim, destaco também o Programa “Vira Vida”, que desde 2012 é desenvolvido pelo SESI. O programa visa promover o enfrentamento dos problemas que afetam os jovens, oferecendo capacitação profissional, acompanhamento psicossocial e fortalecimento dos vínculos familiares. Neste ano, festejou a formatura de duas turmas, a primeira com 43 e a segunda com 46 alunos, que com certeza tiveram a oportunidade de transformar suas vidas. Muito mais eu teria para divulgar, dada a gama de realizações do Sistema FIEAM, formado pelo SENAI, SESI e IEL, infelizmente o espaço é pouco. Feliz NATAL a todos!

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!