Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Resiliência para conter a pandemia

Manaus, 09 de março de 2021

Agrava-se em todo o Brasil o surto pandêmico de Covid-19, causado pelo vírus SARS-CoV-2. Os hospitais, seus leitos e UTIs estão praticamente lotados. Conforme dados últimos, o único estado que apresenta queda de mortes por Covid-19 é o Amazonas. 0 restante do País, com o agravamento da doença, é obrigado a estabelecer lockdown em várias cidades, fechando o comércio e restringindo as atividades econômicas. Isso é muito ruim para a economia, entretanto, somente com medidas extremas e com o esforço concentrado dos governos e entidades de controle da pandemia será possível buscar meios de superar e vencer esse mal que entristece e enluta a todos nós.
Mas, essa responsabilidade de combate a Covid-19 deve ser assumida por todos, para não perdermos mais vidas, empregos e evitarmos o caos econômico. Atualmente, segundo a ciência, só se evita a propagação do vírus com distanciamento social e vacinação. Portanto, os governos devem se esforçar para adquirir vacinas em quantidade suficiente para, no menor tempo possível, vacinar a grande maioria da população e podermos recuperar com maior rapidez a economia e os empregos atingidos pela pandemia.
Precisamos da união de todos, poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, Igrejas, Imprensa, sociedade civil como um todo, Forças Armadas, homens e mulheres do nosso povo, todos contribuindo para superar esse período de grandes adversidades. 0 relaxamento das medidas de restrições pelo Governo do Amazonas vem em função da necessidade de manter o mínimo de atividades comerciais, para que os efeitos das paralisações não atinjam de morte os empreendimentos e empregos locais.
O mais impactante para o nosso Parque Industrial de Manaus (PIM) são as restrições e o fechamento de estabelecimentos comerciais nos demais estados brasileiros, uma vez que a nossa produção está concentrada no atendimento da demanda nacional, em declínio. Felizmente, a vida não para, novidades surgem para trazer esperança de dias melhores. Recentemente foi criado na Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Núcleo “LAWin – Direito e Inovação”, que tem como missão fomentar a produção científica de Direito, assegurando a tecnologia e a inovação, estabelecendo um canal de troca de expertises entre as áreas da ciência que atuam nesse métier. É a academia preocupando-se com as necessidades locais, direcionando sua força produtiva na solução de problemas, mediante conhecimento jurídico, do ensino e da pesquisa nas temáticas da Lei da Informática e dos incentivos à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P.D&I), Direito 4.0, bem como às novas regras de Proteção de Dados, previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Essa questão é de extrema importância para nós, que queremos diversificar nossa produção, desenvolvendo a construção de uma economia baseada na biodiversidade, capaz de fortalecer atividades autossustentáveis e abrir outros mercados aos produtos resultantes dessa atividade.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!