Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Preparando para o futuro

12 DE JUNHO DE 2018

 Uma das pautas estratégicas do Sistema Indústria para o setor produtivo e o próprio País é investir em educação de qualidade, na certeza de que não há alternativa para o Brasil tornar-se verdadeira potência econômica baseada na inovação e no conhecimento, sem a base necessária, que garante a produtividade, a competitividade e, como consequência, a busca pela liderança em setores estratégicos, como a indústria.

Nesse aspecto, as entidades do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) têm garantido a qualificação de pessoal para preparar desde os filhos dos trabalhadores, até a qualificação do mesmo, de forma a atender às demandas do setor industrial, dentro de cada especificidade e região, da creche aos cursos específicos para os profissionais.

O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) funcionam de forma integrada e oferecem educação básica e profissional, tecnologia e inovação e saúde e segurança para trabalhadores na capital e nos municípios de Iranduba, Itacoatiara e Parintins e, com o SENAI em Coari.

SESI e SENAI dispõem de 24 unidades operacionais fixas e móveis em todo o Amazonas. No caso específico da região, temos os navios-escola SENAI Samaúma I e II que, juntos, já formaram mais de 58 mil pessoas em cursos profissionalizantes, em todo o Norte do País.

Municípios amazonenses são os maiores beneficiários dos Samaúmas, seguidos pelos municípios do Pará, Amapá, Acre, Rondônia e Roraima. Além da educação profissional de excelência, o SENAI promove serviços em tecnologia e inovação para as indústrias, e o SESI estimula o aluno a buscar soluções inovadoras, com a adoção da robótica educacional.

De 2015 a 2017, o SENAI efetuou mais de 100 mil matrículas em capacitação e formação profissional, e o SESI mais de 43 mil em Educação Básica, mais Educação Básica e Educação Profissional (EBEP), Educação de Jovens e Adultos e Educação Continuada no Amazonas.

No ano passado, 89,2% de alunos do SENAI Amazonas, submetidos ao Sistema de Avaliação da Educação Profissional (SAEP), atingiram níveis Adequado e Avançado na escala de avaliação – em 2016 foram 83.3% -, o que garantiu ao nosso Regional o 3º lugar em desempenho educacional.

Em 2017, também fomos, pelo SENAI, o campeão nacional no ensino de Automação Industrial e Mecatrônica, conforme o Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica.

Maior parte das receitas do SENAI é destinada à oferta de vagas gratuitas. Mais de 60% da receita líquida da contribuição compulsória são destinados a despesas com esses cursos. O mesmo ocorre com mais de 17% da receita líquida da contribuição compulsória destinada ao SESI. As instituições informam mensalmente ao Ministério da Educação o cumprimento da gratuidade.

E é com esse sentimento, da necessidade da continuação de todas as nossas ações, que o SESI e o SENAI levantam a bandeira da qualificação e assistência ao trabalhador e sua família. Que venha o futuro. Que venham mais jovens formados pelo SENAI. Que venham mais ações do SESI impactando diretamente na vida do trabalhador.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!