A estudante de Engenharia de Materiais, da UEA, e estagiária da empresa Tutiplast, Bianca da Silva, é a vencedora na categoria “Estágio Inovador” do Prêmio IEL de Talentos 2024, realizado ontem (22) pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Amazonas) no auditório do SENAI Amazonas (Avenida Rodrigo Otávio, 2394). Na mesma categoria, Tainara da Silva, aluna de Jornalismo, na Ufam, e estagiária da Bemol, alcançou o 2º lugar com o projeto “Notícias Bemol”.
O Prêmio IEL de Talentos também entregou troféus aos vencedores da categoria “Jovem Aprendiz Inovador”: o estudante de Daniel Canavarro, 1º lugar, Mateus Lima, 2º lugar, e Jhonatan Maciel, 3º lugar; ao Centro Universitário Fametro, categoria “Educação Inovadora”; e ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), na modalidade estágio, categoria “Empresa Inovadora”
O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e diretor regional do IEL Amazonas, Nelson Azevedo, parabenizou os participantes. “Espero que vocês retenham todo esse conhecimento, porque eu sempre digo, da gente tudo tiram, mas garanto que o conhecimento ninguém tira da gente, isso vai com a gente”, disse.
A superintendente do IEL Amazonas, Andrea Guerra, agradeceu aos participantes que engrandecem o prêmio. “Todos nós sabemos a dificuldade que o jovem tem atualmente para entrar no mercado de trabalho. E essa entrada é facilitada pelas instituições de ensino, que fazem um papel fundamental de preparar este aluno no conhecimento teórico e, ainda, as empresas que criam as oportunidades para esses jovens”, disse Guerra.
Estágio Inovador – Bianca da Silva liderou o projeto “Biopolímeros e novos materiais”, que propõe desenvolver e produzir, em escala de produção comercial, um tipo especial de plástico composto parcialmente por fibras de ouriço da castanha-do-Brasil. Na reta final de seu curso, a universitária largou a função de ferramentaria, que exercia há dois anos e quatro meses na Tutiplast, para tornar-se estagiária na empresa.
“Foi um desafio muito grande largar a minha profissão técnica para virar estagiária. Mas tenho muito orgulho dessa trajetória, agradeço muito a Tutiplast, por me dar essa oportunidade de trabalhar no desenvolvimento de materiais bioplásticos, em bioeconomia e sustentabilidade”, disse a estudante. Bianca afirmou que se sente amparada com o apoio da empresa ao projeto que beneficiará tanto a empresa como as comunidades ribeirinhas.
“A Tutiplast, ao longo dos anos, vem se movimentando pelo caminho de ESG, de ajudar a comunidade em sustentabilidade, e achar uma estagiária que estava exatamente buscando projetos nesse sentido foi maravilhoso. Então, muito obrigado por estar conosco, muito obrigado pela premiação”, disse o gerente de Recursos Humanos da Tutiplast, Jonivaldo Repolho.
Jovem Aprendiz Inovador – Daniel Canavarro, aprendiz da empresa Impressora Amazonense Ltda (Impram) e aluno de Administração, da Faculdade Estácio do Amazonas, destacou-se com o projeto “Ambiente de Trabalho Eficiente, Organização, Digitalização e Sustentabilidade”. A diretora da Impram, Régia Moreira, fez a entrega do troféu e o certificado de participação ao vencedor. “Quero primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade e, também, à minha diretora, por estar me proporcionando esse momento muito especial na minha vida. E assim como os outros talentos”, disse Navarro.
Régia agradeceu ao IEL Amazonas, pela formação dos respectivos líderes, a quem chamou de próximos empreendedores da Amazônia. “Hoje a Impram tem, além do Daniel, vários outros. O Daniel é um prodígio no setor comercial, onde trabalha. É o queridinho de todo mundo”, comentou a diretora.
O 2º lugar foi para o aluno do ensino médio, Mateus Lima, da empresa MM da Amazônia, e a 3ª colocação ficou com o estudante de Pedagogia, Jhonatan Maciel, da Angstrom Eletric.
Educação Inovadora – O Centro Universitário Fametro, representado pelo diretor administrativo da instituição, Wellington Albuquerque, recebeu o prêmio das mãos do empresário e atuante em startups, Roberto Garcia. Albuquerque agradeceu por participar desse evento que reconhece a geração de novas competências, de pessoas que amanhã estarão no evento como empresários. “Somos uma instituição genuinamente amazonense, jovem, vamos completar 22 anos agora em setembro, e temos muito orgulho do que fizemos ao longo dessa trajetória”, disse o diretor.
A segunda colocação ficou com a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o terceiro lugar com a Uninorte – Ser Educacional.
Empresa Inovadora – O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) levou o troféu na modalidade estágio na categoria Empresa Inovadora com o projeto e implementação mais inovadora “Qualidade de vida: crescimento profissional e bem-estar”. Segundo a diretora superintendente do Sebrae Amazonas, Ananda Pessôa, todos os estagiários passam por uma seleção, por meio de provas escritas e entrevistas, dinâmicas, dentre outras atividades para comporem o quadro da instituição.
“Os selecionados iniciam suas atividades a partir de um processo de integração exclusivo para novos colaboradores, momento em que conhecem os fluxos administrativos, as atividades de cada setor, os sistemas mais importantes e a cultura organizacional. Além de conhecerem todo o pacote de benefícios, que incluem a bolsa estágio, o auxílio transporte, a concessão de um dia de folga natalícia, a oferta de cursos e treinamentos disponíveis pela Universidade Corporativa do Sebrae e todas as ações de qualidade de vida oferecidas aos colaboradores”, explica Pessôa.