Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O tesouro das águas

10 DE JULHO DE 2012

 Quando esteve em Manaus em maio deste ano, participando da solenidade do Prêmio Industrial do Ano, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, o Presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, disse que somente a educação é capaz de fazer o País melhorar e as pessoas crescerem. Isso foi mostrado no Painel sobre Desenvolvimento Sustentável da Amazônia na Conferência Rio + 20, pelo diretor regional do SENAI/AM, Aldemurpe de Barros, ao apresentar o projeto barco-escola Samaúma.

Com 33 anos de atividade exitosa, o projeto se constitui em uma unidade fluvial pioneira que tem como missão levar serviço de grande relevância social para as populações interioranas no Estado do Amazonas e, em circunstâncias especiais, aos Estados do Pará, Roraima e Acre, que consiste na entrega da educação, conhecimento técnico e qualificação profissional em diversas áreas, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável dos municípios à margem dos rios da Amazônia.

Esse Tesouro das Águas é uma ação inovadora de grande potencial na disseminação da educação que estimula e identifica as potencialidades vocacionais, as novas oportunidades de trabalho, e promove uma participação ativa do indivíduo no desenvolvimento sócio econômico de suas comunidades.

Esta é uma das contribuições da indústria do Amazonas, por meio do Sistema FIEAM, que investe no desenvolvimento sustentável da Região. Já foram atendidos pelo projeto 47 municípios do Amazonas, 8 do Pará, 1 de Roraima e 2 do Acre, com a profissionalização de mais de 43.000 pessoas em qualificação, aperfeiçoamento, educação ambiental, construção civil, energias renováveis, panificação e confeitaria, empreendedorismo, informática, mecânica e Cozinha Brasil.

Este último, de grande sucesso, realizado em parceria com o SESI/ AM, ensina a população como preparar alimentos com economia e sem desperdícios, introduzindo cardápio farto em variedade e rico em nutrientes essenciais à saúde. Os êxitos alcançados pelo Samaúma motivaram a construção do Samaúma II, que está previsto para inaugurar no início de 2013.

Será um barco maior que o atual com conceitos inovadores na preservação ambiental e em tecnologia de ponta da infraestrutura para o aprendizado e conforto dos alunos e tripulação, operando dentro dos princípios de escola de alto desempenho. Ao ampliar esse projeto social de grande reflexo positivo nas comunidades amazônicas, o Sistema FIEAM pretende enfrentar os desafios superando as grandes distâncias, a infraestrutura precária e a deficiente formação básica, incorporando o aprendizado de 33 anos de funcionamento exitoso, com inovações tecnológicas aplicadas às práticas educativas, princípios das escolas de alto desempenho e os cuidados com os impactos ambientais. São projetos como este que merecem divulgação dado o seu alcance social e o comprometimento com o atendimento das populações mais vulneráveis.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!