Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Novas rotas para ampliar exportações

20 DE MAIO DE 2014

 A ampliação dos laços comerciais do País é vital para o aumento da competitividade e a consequente melhoria do ambiente produtivo em um mundo globalizado. Para o Amazonas, que possui um parque industrial com produção de padrão mundial, a possibilidade de atingir novos mercados é um passo gigantesco a ser dado diante dos grandes desafios logísticos a serem enfrentados.

O interesse da Confederação Nacional da Indústria em estabelecer um acordo entre o Mercosul e a União Europeia é compartilhado com o governo brasileiro, de modo a abrir novas oportunidades com a derrubada de barreiras comerciais para facilitar o intercâmbio de produtos e serviços.

A despeito das dificuldades enfrentadas na integração do próprio Mercosul, a iniciativa é um caminho sem volta, ainda que  com a lentidão característica desses acordos internacionais.

O estreitamento do intercâmbio entre os países vizinhos, como a Venezuela, que passou a integrar o bloco econômico, além do Peru e da Argentina, é positivo para a economia do Amazonas, especialmente a indústria, que tem nesses países os principais destinos das exportações das empresas do Polo Industrial de Manaus.

Para a indústria implantada no Amazonas conseguir ampliar o destino dos seus produtos além das fronteiras brasileiras, é necessário que os projetos de infraestrutura avancem, especialmente aqueles voltados para facilitar o escoamento dos produtos.

A realização da II Transpoamazônia, Feira e Congresso Internacional de Logística, a ser realizada nos dias 21 a 23 no Studio 5 Centro de Convenções, ajudará no mapeamento de soluções para gerar novos negócios na região. Será uma ocasião especial para identificar os gargalos regionais enfrentados pelos operadores logísticos e o que eles têm feito para conseguir superar as adversidades, sem se facultarem a apontar as reais medidas e investimentos para solucionar os problemas.

A FIEAM tem feito esforços no sentido de abrir os horizontes da indústria local, ao receber as missões de países com grande potencial para os negócios e os atuais parceiros comerciais que precisam ampliar os laços existentes.

Um dos exemplos mais recentes foi o recebimento de uma delegação de empresários do Peru em Manaus, que resultou em outra missão de representantes da indústria e do comércio local ao País vizinho, por ser importante canal de acesso a outros países da América do Sul e uma ponte para a rota da Ásia, através do Pacífico. Além da capital Lima, a missão visitou Iquitos, onde identificou a necessidade de ampliação do porto local.

Esse trabalho de aproximação e superação das dificuldades compartilhadas pelos países vizinhos, que culmina com a vinda de 50 empresários peruanos para a II Transpoamazônia, é um passo para que as negociações bilaterais avancem para o estabelecimento da rota comercial fluvial entre Manaus e Iquitos, com vista a ampliar a atividade econômica do Amazonas estimulada pela indústria.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!