Marinha, grande aliada do desenvolvimento

16 DE ABRIL DE 2013

Sei que muitas pessoas que não nasceram aqui, amam a Amazônia com uma paixão mais profunda e com maior intensidade que muitos nativos, uma dessas pessoas que conheço é o Vice-Almirante Frade. Meu xará, pois também se chama Antonio Carlos, é natural do Rio de Janeiro, cidade linda, mas nem por isso deixou de se encantar com as belezas da região.

Comandante do 9º Distrito Naval da Marinha do Brasil na Amazônia, desde 2011, mereceu por parte da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) justa homenagem, com a entrega da placa de menção honrosa, durante almoço na sede da entidade. O reconhecimento ao trabalho e serviço do Vice-Almirante pelas classes empresariais é resultado do apoio sempre presente de tão ilustre aliado em prol do desenvolvimento da região. Mestre em Ciências Navais pela Escola de Guerra Naval, Frade deixa no Amazonas como herança, competência na execução de sua missão e dedicação aos nossos ribeirinhos, duas qualidades fruto do seu patriotismo.

Como nós, Frade também ama a beleza da Amazônia, sua riqueza, as suas imensas possibilidades, sua floresta e acima de tudo, as pessoas que nela vivem e que necessitam ser assistidas com mais amor, carinho e solidariedade. Mas, como homem lúcido e inteligente, também vê as falhas. Em pronunciamento feito de improviso, revelou a admiração pelos empresários locais, verdadeiros combatentes que resistem as adversidades e constante insegurança jurídica, provocadas pelas ameaças e incompreensões que partem de estados mais desenvolvidos.

Dentre as realizações do Vice-Almirante Frade, destacamos o Centro de Formação de Fluviários da Amazônia, cuja inauguração ocorreu ontem e deverá capacitar ainda este ano em torno de 600 fluviários, beneficiando toda a cadeia de produção da região, atendendo a demanda da indústria, do comércio e da agricultura no transporte de cargas para os mais distantes municípios do interior e de estados vizinhos. É também de sua iniciativa o projeto de estruturação da navegação nas vias fluviais do Estado e o Serviço de Sinalização Náutica da Amazônia Ocidental. Estima-se que a Marinha neste projeto de sinalização investirá cerca de 40 milhões de reais.

Conforme palavras do próprio Frade, a Marinha vê os problemas da Amazônia Ocidental, onde a população, a indústria, o comércio e a agropecuária, enfrentam grandes dificuldades no transporte de passageiros e mercadorias pelos rios da região. Por isso, investe quantias vultosas para transformar nossos rios em hidrovias seguras. Na ocasião foi-nos apresentado pelo próprio Antonio Carlos Frade Carneiro o seu substituto, o Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira, ao qual hipotecamos o continuado apoio das entidades de classe à Marinha. Estamos muito satisfeitos Vice-Almirante Frade, pois agora teremos em Brasília um amigo do Amazonas como Chefe de Projetos Estratégicos da Marinha.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM