Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

General de Exército Villas Bôas

Manaus, 15 de janeiro de 2019

Hoje não vamos falar de economia ou política, mas tentar celebrar com palavras a figura do grande General de Exército, Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Figura humana exemplar, com quem tivemos o prazer de manter breve convívio, mas suficiente para nos tornar mais um amigo, seu e de sua família, quando esteve à frente do Comando Militar da Amazônia (CMA), de agosto de 2011 a abril de 2014.

Enumerar seus feitos nesse espaço seria totalmente impraticável, mas destacamos, preferencialmente, a sua passagem pela região amazônica, por qual se tornou um apaixonado, tendo recebido neste período o título de Cidadão de Manaus, concedido pela Câmara Municipal.

Durante o seu comando, o Exército Brasileiro teve atuação destacada no atendimento à população carente do interior e da fronteira amazônica, ocasião em que demonstrou de forma cabal ser soldado exemplar, que cumpriu com brilhantismo seu dever patriótico com decisões acertadas, fé, coragem, sem vacilações.

Criou várias oportunidades para o desenvolvimento socioeconômico da região, com planos e projetos estratégicos, objetivando ocupar, manter, desenvolver e defender a soberania nacional, resguardando e protegendo riquezas naturais de incalculável valor estratégico.

Por essa razão e por nossa indicação, recebeu a Ordem do Mérito Industrial da CNI, em 21/02/2018, em Brasília, no Quartel General do Exército Brasileiro, conforme Portaria CNI n° 100, de 26/04/2017. A maioria de nós conhece os feitos do General Villas Bôas na trajetória de sua carreira militar, desde o seu ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP, no ano de 1967, até 5 de fevereiro de 2015, quando atingiu o ponto mais alto da hierarquia, como Comandante do Exército Brasileiro.

Em todos os momentos em que serviu o Brasil, nos postos de comando e nas missões de que lhe incumbiram, sempre teve desempenho primoroso, demonstrando dedicação, comprometimento e patriotismo. De minha parte, gostaria de destacar que, além dos valores morais que lhe foram transmitidos pela família, observações e experiências obtidas na sua trajetória de vida, encontrei em sua pessoa um tesouro inesgotável de boa-fé, sinceridade, amizade constante e inviolável, além de uma inteligência arguta, cuja reputação muitos de nós compartilhamos.

Como na enologia é possível identificar as castas das uvas que transmitem o aroma do vinho pela degustação, analogamente é possível identificar no convívio com esse grande patriota, a casta da personalidade do General Villas Bôas. Sua pessoa será sempre lembrada e permanecerá na estirpe daqueles que se manifestam em palavras, atos e ações, capazes de realizar transformações que propiciem uma vida melhor para toda a população de um país.

Embora acometido de uma doença neuromotora degenerativa, jamais fraquejou no cumprimento de suas obrigações, muito pelo contrário, desdobrou-se em dedicação e determinação para ao final ter a suprema satisfação do sentimento do dever cumprido.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!