Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ritta Haikal ministra curso de comunicação na FIEAM

Há mais de três décadas contribuindo para o desenvolvimento da educação no Amazonas e referência em sua área de atuação, a Língua Portuguesa, a professora Ritta Haikal, ministra no período de 27 a 31 de janeiro, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (DAMPI) o curso “Comunicação escrita em empresas”, no horário das 18h às 22h.

O curso tem o objetivo de capacitar os participantes para elaboração de textos claros, coesos e coerentes, que atendam às necessidades comunicacionais da empresa.

Haikal é formada em contabilidade, tem licenciatura plena em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e é bacharel em direito pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ela já esteve à frente da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e foi revisora da Lei Orgânica do Município de Manaus, assessora especial da Secretaria de Justiça e assessora da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TER).

Como professora de língua portuguesa, Haikal tem lecionado em escolas da Seduc e Cemetro. Já como professora de formação jurídica, atua na Universidade Nilton Lins.

O investimento do curso é de R$ 490,00. O curso tem duração de cinco dias, carga horária de 20 horas, com direito a certificação. Mais informações pelos fones 3233-1013, 3233-5395 ou pelo endereço www.fieam.org.br/fieam/para-voce/.

 

Conteúdo programático:

 

Ortografia: Acordo ortográfico de 1990

1.1   Mudanças no alfabeto

1.2   Mudanças nas regras de acentuação gráfica

1.3   Emprego do hífen

1.3.1  Nos compostos

1.3.2  Nas locuções

1.3.3  Nas formações com prefixos

1.3.4  Nas formações com sufixos

1.4   Palavras que oferecem dúvidas quanto à grafia

1.5   Formas variantes ou palavras de dupla grafia

 

Comunicação – Linguagem e a língua

2.1 Importância da Comunicação

2.2 Coesão e Coerência Textual

2.3 Estereotipia e Modismos

2.4 Problemas mais Comuns na Comunicação

2.5 Os Lugares-Comuns e as Frases Feitas

2.6 Grafia de Estrangeirismos

2.7 Os Vícios mais Comuns na Comunicação

2.8 Abreviaturas e Siglas mais Utilizadas

2.9 Expressões de uso a serem evitadas

 

Semântica da linguagem

3.1 O Caráter Plurissignificativo das Palavras

3.2 Significação das Palavras – Sinônimos, Antônimos, Homônimos e Parônimos

 

Estrutura e qualidades de um texto empresarial

4.1 Objetividade

4.2 Clareza

4.3 Concisão

4.4 Coerência

4.5 Correção

 

Avaliação do desempenho individual

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!