Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prêmios valorizam projetos no Pará e Amazonas

O Prêmio Professor Samuel Benchimol será entregue nesta sexta-feira (24), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) aos três primeiros classificados na categoria Projeto de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica. São eles: “Valoração ambiental de imóveis rurais na Amazônia, acesso a crédito rural e capitalização do produtor”, do pesquisador Antônio de Santana, do Pará – 1º lugar; Programa Amazônia Conectada-Infraestrutura de Telecom para interiorização de políticas públicas na Região Amazônica, de João Guilherme Silva, do Amazonas – 2º lugar; e Leveduras isoladas na fermentação de cacau na Amazônia: da qualidade do chocolate à produção de cerveja, de Alessandra Lopes, do Pará – 3º lugar.

Acesso a crédito rural e capitalização do produtor são tema projeto de Antônio Cordeiro de Santana

Crédito rural

Professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), o pesquisador Antônio Cordeiro de Santana, 58, pretende com o seu projeto premiado eliminar os gargalos para acesso ao crédito rural ao mesmo tempo em que favorece a capitalização do pequeno produtor. A ideia, segundo ele, é estimar o valor do ativo natural dos ecossistemas para que seja incorporado ao patrimônio das unidades produtivas e possa ser utilizado como garantia para obtenção do crédito, além de ser incorporado ao valor da terra para efeito de desapropriação, indenização ou venda.

Santana se baseou na realidade rural do estado do Pará, onde as unidades de conservação, terras indígenas, assentamentos e quilombolas constituem 1.267 imóveis, dos quais 1.120 são assentamentos rurais ocupados por aproximadamente 245 mil famílias. Com o projeto, ele pretende treinar o capital humano para aprender a estimar o valor do capital natural das unidades produtivas e incorporar ao seu patrimônio.

 

Saiba mais sobre o projeto

Projeto: “Valoração ambiental de imóveis rurais na Amazônia, acesso a crédito rural e capitalização do produtor”

Sinopse: Realizar o treinamento de técnicos dos órgãos de fomento, como o Banco da Amazônia, para capacitar o produtor na valoração dos imóveis rurais e auxiliar no acesso ao crédito e capitalização.

Autor: Antonio Cordeiro de Santana

Classificação: 1º lugar no Prêmio Professor Samuel Benchimol

 

 

 

 

Conserva de peixe na Amazônia

A pesquisadora Jaqueline de Araújo Bezerra agraciada com o 1º lugar no Prêmio Banco da Amazônia

Na categoria Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL), o projeto da pesquisadora amazonense Jaqueline de Araújo Bezerra intitulado “Conserva de peixes da Amazônia – jaraqui, matrinxã, tambaqui e pirarucu”, foi agraciado com o 1º lugar do Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente. Em 2º lugar ficou o projeto Aquaponia: proposta para produção sustentável de alimentos livres de agrotóxico em escala comercial, de Otilene Santos; e em 3º lugar, o projeto de Katiane de Souza, do Pará, que trata da agroindústria do cacau para fabricação de chocolate artesanal integrado ao ecoturismo na ilha do Combu, em Belém do Pará.

Com estimativa de produzir aproximadamente 795 toneladas de pescado em conserva por ano, o projeto de Jaqueline Bezerra, professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), prevê a instalação da Indústria de Conserva de Pescado da Amazônia (ICPA), no município de Iranduba, na região metropolitana de Manaus, Amazonas.

“A produção determinará o desenvolvimento regional, especificamente do município de Iranduba, estimulando emprego e renda. Além de produzir alimentos de altíssima qualidade e quantidade, com baixo teor de sódio e colesterol, qualidades de competitividade com o mercado regional, nacional e internacional”, explica a pesquisadora.

Saiba mais sobre o projeto

Projeto: “Conserva de Peixes da Amazônia – Jaraqui, Matrinxã, Tambaqui e Pirarucu”

Sinopse: Criação da Indústria de Conserva de Pescado da Amazônia (ICPA) no município de Iranduba no Estado do Amazonas.

Autor: Jaqueline de Araújo Bezerra

Classificação: 1º lugar no Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!