Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura planeja tornar Manaus “cidade global” em 12 anos

Manaus é a capital com melhor gestão fiscal do país, com nota de 0,7651, numa escala de zero a um, isso de acordo com o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF). O resultado tem como base dados oficiais de 2016 declarados pelas prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), e foi apresentado na última segunda-feira, 16, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo prefeito Arthur Neto.

Manaus é a capital com melhor gestão fiscal do país, disse o prefeito Arthur Neto

Cerca de 4.500 municípios foram analisados em todo o país pelo IFGF, índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o resultado, 86% dos municípios apresentaram situação fiscal difícil ou crítica, e apenas 14% estão em situação boa ou excelente. A capital amazonense conseguiu nota máxima no indicador Receita Própria e nota A (resultados superiores a 0,8 ponto), no quesito Investimentos, por ter investido mais de 20% de seu orçamento.

“Manaus chegou a uma maturidade institucional que faz dela uma cidade ajustada do ponto de vista fiscal, possui a contabilidade pública mais organizada, a previdência pública mais acreditada do Brasil e que paga suas contas”, frisou Neto.

No evento da prefeitura de Manaus, com participação da diretoria da FIEAM, o prefeito lançou o livro “Planejamento Estratégico Manaus 2030”, onde estão as ações estratégicas da administração municipal para tornar Manaus uma cidade global nos próximos 12 anos, a partir dos trabalhos desenvolvidos sob a coordenação das Secretarias Municipais de Administração, Planejamento e Gestão (Semad) e de Finanças, Tecnologia da Informação e Controle Interno (Semef).

Presidente da FIEAM, Antonio Silva, fala sobre Agenda Legislativa da Indústria

“Manaus não teve ocasião de crescer como deveria. Cresceu como alguém que não teve quem cuidasse dela, e a gente trata exatamente disso, cuidar da cidade, que tem potenciais enormes no campo turístico, da biodiversidade e do nosso poderoso, embora em crise, parque industrial da Zona Franca de Manaus”, disse o prefeito ressaltando que a crise “brutal” na ZFM derruba empregos em todos os serviços e setores.

“A FIEAM e o CIEAM há dois meses lançaram a Agenda Legislativa da Indústria do Estado do Amazonas, que na ocasião foi entregue ao presidente da Câmara Federal e a alguns parlamentares que aqui se fizeram presentes, e hoje é uma satisfação muito grande para a casa da Indústria sediar um encontro como esse, onde o prefeito lança o planejamento estratégico”, disse presidente da FIEAM, Antonio Silva.

O trabalho para construir o planejamento estratégico para 2030 foi  realizado em exatamente 2 mil dias de estudos, pesquisas e workshops para montar um diagnóstico da administração e definir as ações prioritárias para que haja o crescimento da cidade dentro do orçamento disponível orientado pelo Planos Plurianuais (PPAs) e Leis Orçamentárias Anuais (LOAs).

“A grande preocupação do trabalho foi ouvir não só o público interno da prefeitura, mas também toda a sociedade e isso foi um processo longo que teve o auxílio da Consultoria do Instituto Aquila e durou mais de 8 meses” ,relatou o secretario da Semad, Lucas Bandiera que contabilizou o envolvimento de mais 7 mil pessoas entre prefeitura, secretarias, sociedade e membros das indústrias.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!