O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho, apresentou ontem (20) o Pacto Brasil pela Integridade Empresarial na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM). O programa visa fortalecer a cultura de integridade e compliance dentro do setor produtivo, incentivando as empresas a adotarem práticas transparentes e éticas.
O presidente da FIEAM, Antonio Silva, destacou a importância do programa. “O Pacto representa uma mudança cultural significativa para as empresas. A Federação das Indústrias de São Paulo já aderiu, e agora também estamos dando esse passo, porque entendemos que é fundamental para a credibilidade e sustentabilidade do setor”, disse.
Durante a reunião, o ministro explicou os objetivos e benefícios do programa. “É é um modelo de incentivo para que as empresas façam adesão a uma agenda de integridade empresarial. Fornecemos mecanismos de autoavaliação para que possam verificar o quão bem estão nessa agenda de compliance, detectando possíveis ilícitos e implementando medidas para evitar problemas futuros”, destacou Vinícius de Carvalho.
Segundo ele, a adesão ao programa tem sido positiva, com cerca de 300 empresas e instituições já participando. “A intenção é ampliar ainda mais essa rede e trazer outras federações para esse compromisso”, afirmou o ministro, reforçando que o Amazonas é um dos estados estratégicos para essa expansão.A FIEAM planeja levar a proposta do programa para avaliação nas reuniões das entidades do Sistema Indústria do Amazonas e do Sebrae-AM. Além disso, uma segunda reunião já está sendo articulada com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida, para reforçar o compromisso local com a iniciativa.
A adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial pode ser feita por meio do site da CGU, no qual as empresas têm acesso a ferramentas de autoavaliação e orientações sobre boas práticas de compliance. É voluntária e realizada pela submissão do Termo de Adesão assinado e pela realização da autoavaliação no prazo de 180 dias.
Na ocasião, participaram da reunião empresários ligados a setores de grande impacto na produção da Zona Franca de Manaus (ZFM), como os presidentes do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Manaus (Simmmem) e vice-presidente da FIEAM, Nelson Azevedo, do Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus (Sinaees), Rildo da Silva, e do Sindicato de Panificação e Confeitaria do Amazonas (Sindpam), Zeina Russo, além do empresário e também vice-presidente da FIEAM, Wilson Périco, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag.
Também participaram o secretário federal do Controle Interno, Ronald Balbe e representantes do SESI, SENAI, IEL e Sebrae, e da Agência de Desenvolvimento Econômico Social e Ambiental (Aadesam).
