Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FIEAM recebe comitiva de Taiwan

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN) recebeu nesta terça-feira, 19, a visita da diretora, Raquel Lu, e do gerente de negócios, Suen Sik Lung, do Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan (Taitra), em busca de parcerias com empresários locais interessados em fazer negócios com esse país da Ásia Oriental.

“Nosso propósito é estreitar o relacionamento apresentando as oportunidades de negócios. A ideia é que os empresários nos conheçam melhor e que este encontro possa incrementar as relações comerciais entre Brasil e Taiwan”, explica Lung. No encontro, os representantes do Taitra apresentaram os conceitos de “Cidade Inteligente” já incorporados à realidade taiwanesa.

De acordo Lung, Taiwan tem muito a oferecer ao Brasil, principalmente em se tratando de manufatura inteligente, onde se tem menos desperdício, ociosidade, e assim mais produtividade, gerando menos estoques e mais lucros para a indústria local. Mas também muita oportunidade de negócios para quem deseja exportar seus produtos.

O gerente explica que o Taitra atua como facilitador dos trâmites necessários para que o empresário não deixe de exportar seus produtos para Taiwan, como por exemplo, liberação de vistos, licenças e demais documentações necessárias para realização desse comércio, além de facilitar o relacionamento com outras empresas localizadas em Taiwan

A coordenadora do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex Manaus), Olinda Marinho, explica que os empresários brasileiros precisam de mais flexibilidade na hora de exportar seus produtos porque há muita burocracia, tanto do país para o qual precisam exportar quanto entraves locais, que muitas das vezes impedem as negociações.

“Precisamos desburocratizar as negociações, somos impedidos diariamente de exportar nossos produtos pelas dificuldades impostas pela Alfândega e demais órgãos do governo. Esperamos que após esse encontro possamos agilizar ainda mais nossas exportações”, disse Marinho.

“É importante que os empresários conheçam o potencial de Taiwan para que futuramente firmem parcerias com o país e assim consigam mostrar o potencial que o Polo Industrial de Manaus (PIM) tem a oferecer. Sabemos que Taiwan está muito à frente em tecnologia, e aqui ainda estamos nos adequando à Indústria 4.0. Precisamos correr muito para nos mantermos no mercado”, frisou o gerente do CIN, Marcelo Lima.

Entre os principais produtos exportados pelo Brasil para Taiwan estão minério de ferro (22%), soja (12%), derivados de petróleo, minério de cobre e celulose 10%, e milho em grãos (9,4%). De Taiwan, o Brasil importa circuitos integrados e microconjuntos eletrônicos (38%), partes de aparelhos transmissores ou receptores (7,1%), além dos próprios  aparelhos transmissores, entre outros.

Taiwan ocupa a 39ª colocação no ranking de país exportador para o Brasil, representando 0,47% de sua participação em 2018.

 

Taitra

 

O Conselho para Desenvolvimento do Comércio Exterior de Taiwan, Taitra, fundado em 1970, é a designação da principal organização semigovernamental, sem fins lucrativos, de promoção comercial e de investimentos em Taiwan.  Com o patrocínio conjunto do governo e de várias  associações comerciais e industriais, o Taitra ajuda empresários a reforçarem a competitividade internacional bem como a enfrentarem os desafios apresentados pelos mercados globais. Além disso, o Taitra oferece serviços completos para apoiar as empresas estrangeiras a estabelecerem uma maior presença em Taiwan.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest