Representantes da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN Amazonas), Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizaram ontem, 22, evento híbrido (presencial e remoto) com 20 empresas regionais participantes do projeto Indústria Global, que proporciona série de consultorias individuais com os empresários conveniados. O projeto tem o objetivo de preparar pequenas e microempresas para a internacionalização de negócios.
No evento, ocorrido no auditório Auton Furtado, o representante do Sebrae Nacional, Gustavo Reis Melo, explicou que o propósito maior é identificar empresas com potencial de exportação e assim avaliar sua maturidade, auxiliando-as na gestão, no planejamento, na estratégia ou na parte de mercado, como por exemplo, na identificação de potenciais compradores. “Iremos promover ações em que a gente consiga efetivamente gerar comercializações desse pequeno negócio no mercado internacional”, disse Melo.
Atualmente, o projeto Indústria Global tem atuação em 10 estados no Brasil. Gabryella Freitas, representante do CNI, ressaltou que um dos objetivos do encontro era incentivar os pequenos e microempresários a participarem de todas as ações propostas, e divulgar o programa para quem desejar ingressar na iniciativa.
Os empresários presentes no evento tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar suas experiências com o consultor Maurício Manfré, que tem orientado os conveniados nessa primeira parte do projeto. Muitos manifestaram-se satisfeitos com a iniciativa, a exemplo de Rita Queiroz, empresária do ramo de bebidas destiladas. “Sou muito grata a esse projeto, ele me reanimou e me colou de volta à ativa”, disse a gestora, que passou por momentos críticos no ano passado, após ter contraído covid-19.