Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Colortech estreia no PQA com projeto para reduzir contaminação no cliente

A Colortech da Amazônia apostou na “Redução do Índice de Contaminação no Cliente” para sua primeira participação na Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade. No desenvolvimento do projeto, a empresa consultou documentos e reclamações de clientes, relatórios de visitas técnicas, dados de indicadores de processo e de devoluções de produtos, disponíveis no Sistema de Gestão Integrada, e o resultado foi apresentado na mostra do Programa Qualidade Amazonas (PQA), iniciada na última terça, 24, e que vai até sexta-feira, 27, no Auditório da Suframa.

Para obter melhorias no seu processo, segundo o consultor de SGI, Wellington Ferreira, a Colortech da Amazônia elaborou um plano de ação reduzindo os custos de não qualidade e viabilizando o atendimento das demandas, resultando em uma maior margem de lucro. “Foi iniciada a análise do processo tendo como meta a redução em 50% do índice de contaminação no cliente até o final de 2019”, disse ele.

“Analisamos as etapas do processo e constatamos que havia várias melhorias a serem realizadas em várias etapas que impactavam diretamente no atendimento das demandas dos clientes e elevavam os custos de não qualidade”, disse Ferreira. Como efeito secundário positivo nos resultados, a empresa, de acordo com o consultor de SGI, está estendendo a partir deste segundo semestre de 2019 a melhoria para todos os produtos da linha branca.

Outro projeto finalista na Mostra do PQA 2019, foi apresentado pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), com o tema “Água + Acesso em Comunidades Ribeirinhas no Amazonas”. Dentre os eixos temáticos estratégicos de atuação da Fundação, a infraestrutura comunitária é um dos principais fatores para a melhoria da qualidade de vida da população, sobretudo dos ribeirinhos em unidades de conservação. Nesse caso, o projeto foi desenvolvido para dar à população acesso a água potável e saneamento básico.

“A solução se relaciona com as metas de acesso universal e equitativo à água potável, de maneira segura e ampla, assim como o apoio e fortalecimento da participação das comunidades locais para a melhoria da gestão da água e do saneamento”, relatou a gerente de Gestão e Transparência, Michele Costa, ao explicar que o processo envolve a identificação e difusão de tecnologias inovadoras adaptadas à realidade local que permitam a obtenção de resultados sanitários e sociais positivos.

Após a implementação dos sistemas de captação e tratamento de água, segundo Costa, estão sendo analisados os formulários socioeconômicos e a qualidade da água. A partir dos resultados será verificada a eficácia dos modelos implantados por comunidade e a necessidade de alterações e adaptações. “Mudar a vida dos ribeirinhos é o objetivo principal do projeto”, contou ela. O projeto ainda está em desenvolvimento junto às comunidades.

 

Sustentabilidade 

Na busca pela sustentabilidade na melhoria e padronização dos processos da Central de Resíduos da empresa 3M Manaus, uma equipe formada por profissionais das áreas de manutenção, produção, logística, processos e recursos humanos da empresa, trabalhou para reduzir o número de itens enviados para incineração, com a aplicação do modelo de gestão de manufatura 3M.

Antes do início do desenvolvimento, a situação existente na empresa era de custos elevados com serviços de segurança e transporte de material, além de excesso de tempo ocioso dos funcionários, falta de padronização nas operações, descarte e descaracterização de material de forma não otimizada, desorganização do layout, falta de produtividade, insatisfação da liderança e acúmulo de material descartado.

“O grupo entende que o projeto da Central de Resíduos da 3M Manaus vai ao encontro das diretrizes que a empresa deseja e também a 3M Manaus é uma empresa sustentável, sendo assim de extrema importância que a mesma tenha esses métodos de descaracterização bem definidos, redução de resíduos enviados para incineração e uma boa gestão dos resíduos gerados”, disse o supervisor de engenharia de fábrica, Allan Harada.

A ideia tornou a planta de Manaus a primeira 3M do Brasil a aplicar o modelo para uma Central de Resíduos, conquistando a satisfação de todos os envolvidos. As principais ações implementadas foram desde a aquisição de novos equipamentos para melhorias de infraestrutura até o estudo dos materiais dos rejeitos de processo para identificar a melhor destinação para os resíduos, com o objetivo de substituir o descarte por incineração, pela venda.

A 3M Manaus apresentou ainda no primeiro dia da mostra do PQA, um projeto de implementação de melhorias no processo de “Automação do Processo de Blistagem e Aumento de Produtividade”.

Outros projetos

Em sua 20ª edição, a Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade, promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), avalia 25 projetos de melhorias em processos de trabalho, e sete modelos de gestão. Nesta quinta-feira (26), a partir de 13h30, serão apresentados os projetos finalistas das empresas Yamaha Motor da Amazônia e Yamaha Motor Componentes da Amazônia, Semp TCL, Sony Brasil e Tutiplast.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
plugins premium WordPress
error: Content is protected !!