O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), Nelson Azevedo, participou na última sexta-feira (17), da cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), eleita no dia 25 de novembro de 2019. A solenidade de posse do novo presidente, Romero Reis, bem como dos conselheiros deliberativos e fiscais para o biênio 2020-2021, aconteceu no Auditório Auton Furtado Junior, na sede da FIEAM, na avenida Joaquim Nabuco, Centro.
Azevedo aproveitou a oportunidade para dizer que o momento que o Amazonas atravessa é crucial e exige de todos uma tomada de posição conjunta, solidária e construtiva, referindo-se à crise no polo de concentrados, à reforma tributária e à viabilização de atividades econômicas complementares à Zona Franca de Manaus (ZFM).
“É imprescindível a união de todos, classe política e entidades, para, de forma apartidária, desenvolver ações conjuntas para vencer os desafios urgentes do Amazonas”, conclamou.
Para o vice-presidente da FIEAM, não resta outra saída, senão a união de todos, Governo do Estado, Suframa, classe política em todos os níveis, e entidades representativas de classe, “para defender a nossa região, a nossa cidade, nossa economia, a nossa ZFM”.
“Estamos às vésperas de celebrar os 53 anos dos acertos dessa contrapartida fiscal”, frisou Azevedo, que disse também haver motivos para festejar o modelo, com contas superavitárias e por ser internacionalmente reconhecida como responsável direta pela preservação de mais de 97% da floresta amazônica no Estado.
Nova diretoria do Codese
Foto Mário Oliveira – Semcom
O engenheiro e empresário do segmento da construção civil, Romero Reis, assumiu a presidência do Codese com o firme propósito de contribuir com melhorias para a infraestrutura da capital, bem como com a qualidade de vida dos cidadãos a partir de um planejamento de longo prazo.
“O fortalecimento das alternativas econômicas permitirá inserir Manaus, até 2038, entre as melhores cidades brasileiras para se viver e trabalhar. Esse é o sonho que nós – voluntários codesianos apaixonados por Manaus – construímos a cada dia, com experiência e liderança”, garante Romero Reis.
De acordo com Reis, a chamada Indústria 4.0, que tem no Polo Digital um dos seus pilares, abre novas perspectivas para a ZFM, gerando empregos de qualidade e ajudando a diversificar a economia local, bem como levando soluções à população de baixa renda. Por isso, Romero considera que esses fatores indicam que o Polo Digital na capital amazonense está em franco processo de crescimento e consolidação.
“Ao longo de 2020 pretendemos ampliar a participação de entidades representativas da sociedade no Codese e desenvolver projetos que estejam alinhados com as demandas sociais, entre eles o projeto na comunidade agrícola Valparaíso, localizada na zona Leste de Manaus, que produz boa parte das hortaliças da capital”, afirma Romero Reis.
A nova diretoria é composta pelo vice-presidente, Euler Guimarães Menezes de Souza; pelos conselheiros fiscais: Francisco de Assis Mourão Júnior, Mário Jumbo Miranda Aufiero, Manoel Carlos de Oliveira Júnior e Afonso Luiz Costa Lins Junior; e conselheiros deliberativos: Ulisses Tapajós Neto, Raul Carlos Araújo de Andrade, Frank do Carmo Souza, Lamisse Said da Silva Cavalcanti.
Codese Manaus
O Codese Manaus é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculo político-partidário ou religioso, formada pela sociedade civil organizada, por intermédio de entidades representantes e representativas de segmentos que objetivam contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus.
A organização foi criada em 2015 com a finalidade de possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos.