Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aplicabilidade do 5G na educação e indústria em debate no SENAI Amazonas

Professor e coordenador de atividades técnicas do SENAISP, Rodrigo Vieira, debate aplicabilidade 5G

Equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Amazonas) recebeu representantes do SENAI Vila Mariana, São Paulo, para discutir “Tecnologia 5G e suas aplicabilidades práticas na educação e Indústria”. A palestra foi ministrada sexta-feira, 23, pelo professor e coordenador de atividades técnicas do SENAI/SP, Rodrigo Vieira.

Para o diretor regional do SENAI/AM, Rogério Pereira, o tema é importantíssimo, tendo em vista as novas aplicações que afetam diretamente a indústria e o ensino. “Acompanhar a troca do modelo 4G para o 5G é primordial para que possamos atuar no sentido de fortalecer a capacidade do SENAI em prover os melhores profissionais, com os conhecimentos necessários para aturar na indústria 4.0”, disse Pereira.

Rodrigo Vieira vem trabalhando no planejamento de um Centro de Conectividade a ser construído em São Paulo. Explica o professor que esse novo projeto vai unir diversas tecnologias e, dentre estas, o 5G. “Será um ambiente técnico onde quem entrar terá acesso ao metaverso, em um verdadeiro showroom de diferentes aplicações tecnológicas a serem implantadas em diversas áreas, em especial, na indústria”, destaca o coordenador, que afirma que o projeto, que ainda está em fases iniciais, já rende diversas expectativas.

Entre os diversos benefícios da implantação do 5G, foram mencionados como três pontos principais a banda larga, que garantirá a maior velocidade de acesso à internet e maior comodidade aos usuários; a massividade de dispositivos conectados, que garante a qualidade do acesso mesmo em ambientes, onde há muitos dispositivos conectados à rede; e a velocidade de recebimento de resposta de um dispositivo, que será de suma importância quando aplicados em máquinas autônomas  de transporte, por exemplo.

Com relação à indústria, o representante do SENAI/SP destacou que essa nova tecnologia possibilitará a conexão de tudo dentro do processo industrial, uma revolução, principalmente dentro da cadeia de suprimentos. “Uma empresa que tem um processo logístico muito distribuído, com diversos tipos de componentes e peças que geram a montagem e depois geram o produto final, poderá conectar todo esse controle de manufatura e de peças, seja ela matéria-prima ou produto final. Tudo poderá ser monitorado, possibilitando o controle completo de uma fábrica, por meio da tecnologia 5G”, afirma.

Segundo o diretor técnico do SENAI/AM, Rafael Lobo, aprimorando o uso de novas tecnologias como o IOT – internet of things (internet das coisas), metaverso, realidade aumentada, monitoramento inteligente, Internet tátil, dentre outros, será possível estabelecer um forte elo do SENAI com a indústria do futuro/indústria 4.0, com foco na automação industrial e integração de diferentes tecnologias.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Content is protected !!