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Águas de Manaus apresenta projeto para melhoria do relacionamento com os clientes

Responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto na capital, a empresa Águas de Manaus apresentou, nesta quarta-feira (25), projeto para implementar melhorias no relacionamento com os clientes, um dos finalistas na mostra do Programa Qualidade Amazonas (PQA), que vai até esta sexta-feira, 27, no auditório da Suframa.

O projeto que leva o nome de “Afluentes – Melhorando Relacionamentos” foi iniciado em junho de 2018, após a assunção da nova administradora Aegea Saneamento, que identificou, de acordo com a coordenadora de Qualidade, Ketila Araujo, um distanciamento muito grande entre os usuários e a empresa Águas de Manaus.

Para o desenvolvimento do trabalho, o projeto Afluentes reuniu relatos de antigos colaboradores e os registros de dados de quantidade de mídias negativas levantadas pela assessoria de comunicação. Analisando o resultado, segundo Araujo, foi mostrada a insatisfação dos usuários em relação à falta e demora no atendimento, baixa qualidade dos serviços prestados, falta de diálogo com os usuários e com a comunidade.

“O número de reclamação mensal, em 2018, era de 9.371 registros por mês. Após o conjunto de ações que foi implementado com apoio da alta direção, o número reduziu para 1.162 por mês até abril de 2019”, disse ela, ao explicar que diante da situação percebeu-se a necessidade de reestruturação para uma atuação mais próxima das comunidades nas diversas regiões na cidade, criando uma área de Responsabilidade Social, além das ações junto à mídia local feitas para mostrar para sociedade os planos de melhorias. A reestruturação do site e presença em novos meios de comunicação fizeram parte também das ações.

Ausência ou atraso das mensagens meteorológicas tipo Metar (informe meteorológico regular de aeródromo) / Speci (informe meteorológico especial de aeródromo) para redução de atrasos e ausências no banco mundial de informações, foi o tema do projeto apresentado pela equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV) no PQA 2019.

O processo de inclusão de mensagens meteorológicas ausentes ou incluídas com atraso, segundo o chefe do Cindacta IV, coronel Avellar Leal, afeta não só o planejamento, mas também a segurança dos voos,  na alteração do aeroporto de destino e no aumento dos custos do transporte aéreo. A importância do processo de divulgação das mensagens está veiculada à busca por implementar melhorias com vista a segurança, regularidade e eficiência no transporte aéreo, tendo em vista, segundo ele, que a meteorologia e a climatologia são temas constantes no dia a dia da população, pois elas afetam direta e indiretamente vidas.

“Analisando as justificativas de atraso/ausência das mensagens temos a falha no computador, falha no Webmet (Sistema Automatizado de Registros e Gerenciamento das Observações Meteorológicas), falha na internet e falha humana. Foi observado, com o levantamento, que 69,65% das causas poderiam ser mitigadas ou sanadas pelo próprio provedor do serviço, porém 30,35% foram motivadas pelo sistema Webmet, fator externo ao permissionário”, explicou ele.

Leal acrescentou que o processo de melhoria envolveu desde a manutenção preventiva nos computadores, com substituição se necessário dos mesmos, até o treinamento e reciclagem para orientar e motivar os técnicos meteorologistas quanto a importância e responsabilidade de suas funções.

O modelo de gestão do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VII) foi apresentado pelo Tenente-Coronel Aviador Elio de Almeida Abreu Junior, também dentro da programação do PQA. O atual chefe da organização falou sobre as atividades desenvolvidas no local que tem por finalidade planejar, gerenciar, controlar e executar atividades relacionadas com a investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos, no âmbito da aviação civil, em sua área de Jurisdição, que integra os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

“O Seripa VII identifica as necessidades do cidadão-usuário através da disponibilização do serviço de Notificação de Ocorrência Aeronáutica. Ao receber a notificação, o Seripa VII faz coordenações junto ao órgão central (Cenipa), o qual, com o objetivo de atender prontamente à solicitação dos usuários, determina quais ações deverão ser tomadas”, explicou ele.

 

A programação da 20ª Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade terá seu encerramento nesta sexta-feira, 27, com as seguintes empresas ou organizações:

 

8h30 – Centro de Intendência da Marinha em Manaus

9h20 – Estação Naval do Rio Negro

10h10 – 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do

Noroeste

11h – Panasonic do Brasil Ltda

14h – Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus

14h50 – Elsys Equipamentos Eletrônicos Ltda

15h30 – Honda Lock

16h10 – Sodecia da Amazônia Ltda

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