Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

FIEAM lança fundo para startups da indústria 4.0

Manaus, 24 de março de 2022

A Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) recebe amanhã, 23, no Clube do Trabalhador, as principais empresas investidoras do Polo Industrial de Manaus e demais atores do ecossistema de inovação no evento de lançamento do Fundo de Venture Capital Multicotista, que objetiva dinamizar o cenário financeiro das empresas que atuam na região e dar apoio às iniciativas de pesquisa, desenvolvimento de negócios e estruturação, garantindo aos empreendedores o acesso ao capital necessário, facilitando a concretização de parcerias estratégicas.

O fundo pretende investirem 15 negócios, aproximadamente, com realização de aportes entre R$ 500 mil e R$ 50 milhões em startups da indústria 4.0, que apoiem a digitalização das empresas locais; negócios da bioeconomia, que utilizem o potencial da biodiversidade regional; fintechs, que facilitem o crédito para empresas amazonenses; e travei techs, que impactem positivamente na área turística.

A FIEAM e a Bertha Capital lançam Fundo de Venture Capital Multicotista para trazer novas e melhores alternativas econômicas que tenham sustentabilidade e impulsionem o empreendedorismo inovador, proporcionando suporte aos maiores riscos e auxílio na superação dos problemas que venham a ocorrer.

A Bertha Capital é gestora de fundos de investimento em capital de risco, viabilizando a interação entre empresas líderes de mercado e startups. Atua na solução de problemas de cadeias produtivas e estruturação de investimentos, proporcionando a criação de novas linhas de produtos e negócios. Prioriza investimentos em startups que valorizam a inovação, a diversidade, o desenvolvimento sustentável e os aspectos sociais. O fundo, num intuito de aperfeiçoar o processo, pretende destinar os primeiros aportes à incubadora de startups da FIEAM, projetando investir e acelerar cerca de 50 novos negócios regionais nos próximos quatro anos, focando nas soluções que levem às grandes empresas alternativas para saírem dos tradicionais programas de aceleração e aproximá-las das startups que trazem inovação e resultados satisfatórios para o desenvolvimento e crescimento de ambas.

São iniciativas como essa que nos fazem ser otimistas, acreditando no desenvolvimento de novos nichos de negócios e na inovação e no aproveitamento do nosso potencial econômico. O objetivo do Sistema FIEAM, além do aperfeiçoamento da qualidade dos recursos humanos da indústria, por meio da educação e da defesa e apoio à indústria amazonense, é também dotar nossa região de condições que viabilizem o seu crescimento e desenvolvimento econômico e social.

As inscrições para a aceleração que possibilitarão empreendedorismo inovador estarão abertas no período de 5 de abril até 5 de maio do ano em curso. Desta forma estaremos dando um passo decisivo para promover o alinhamento entre as grandes empresas e a startup, ou seja, unindo a estratégia e investimento das corporações com a inovação e agilidade da startup.

 

Antonio Silva
Presidente do Sistema FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!