Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comportamento da produção e faturamento do PIM

11 DE JUNHO DE 2013

 O comportamento da produção e faturamento do Polo Industrial de Manaus (PIM), divulgado pela Suframa na semana passada, possibilitou ao setor de Economia e Estatística da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) concluir que no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve expansão em cinco dos principais produtos fabricados na Zona Franca de Manaus. A produção de TV em cores cresceu 36,1%, seguido de microcomputadores com 22,8%, relógios com 16,4%, autorádio com 5,8% e câmera fotográfica com 3,5%.

Infelizmente ainda não conseguimos a total recuperação da produção de motocicletas, que decresceu sua produção em exatos (-)15% no quadrimestre. Dois produtos também importantes no polo que apresentaram redução de produção foram celular com (-)6,7% e TV LCD com (-)1,1%. Mas, a recuperação ocorre na produção industrial desses três produtos, em relação a março, conforme se observa nos dados divulgados. A produção de TV LCD cresceu 18%, celular 17,3% e motocicleta 17%.

São boas as perspectivas de que tenhamos um ano com produção superior ao ocorrido em 2012, isso porque na comparação com abril do ano passado, apresentamos um crescimento generalizado pelos principais produtos do PIM, como por exemplo: TV em cores 61,4%, relógio 41,8%, celular 35,7%, microcomputador 26,7%, TV LCD 13,8%, motocicleta 12,3%, auto rádio 11,5% e forno micro-ondas 10,9%.

Quando avaliamos o desempenho pelo lado do faturamento do PIM em relação ao quadrimestre de 2012, verificamos que evoluímos positivamente. Houve crescimento em real equivalente a 11,7% e em dólar a 0,1%. O resultado também é favorável quando essa comparação é feita em relação ao mês anterior, tendo o faturamento crescido 4,1% em real e 3,1% em dólar.

Corroborando com a esperança de que o faturamento deste ano ultrapassará 2012 e 2011, o mês de abril foi superior ao mesmo mês do ano passado em 23,2% quando comparado em real e em 14,1% se comparado em dólar. Quando confrontamos os resultados de abril de 2013 com o mesmo mês de 2011, também verificamos que cresceu em real 24,26% e em dólar foi inferior em (-)1,5%, sem considerar a diferença cambial nos períodos comparados.

São, portanto, indicadores positivos que nos dão esperanças de uma retomada firme da atividade industrial no Estado do Amazonas. É muito cedo para festejar, porém a economia brasileira apresenta sinais positivos, numa dinâmica totalmente distinta da ocorrida no fim do ano de 2012, com crescimento bem disseminado, tendo a indústria nacional acumulado alta de 1,8% em abril. A tendência é crescente para todos os setores. Esperamos que o segundo trimestre confirme nossas previsões e que a indústria amazonense siga essa tendência.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!