19 DE ABRIL DE 2016
Tanto no mundo dos negócios como na vida militar, para se atingir o sucesso, é fundamental empregar a estratégia, que nada mais é do que a capacidade de mobilizar de forma eficaz os mais diversos recursos técnicos, humanos e financeiros. Foi exatamente utilizando-se da estratégia que o ex-comandante Militar da Amazônia, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, articulou sua atuação com dinamismo e habilidade, transformando ideias em ações eficazes e de sucesso para a nossa região.
Desde a sua chegada em Manaus, demonstrou sobejamente seu patriotismo e seu encantamento por esta região, razão pela qual foi merecidamente tornado Cidadão Amazonense. Durante o seu Comando promoveu ações importantes do Exército para amenizar as dificuldades existentes na região, como a complexa movimentação logística e o vazio demográfico, ao mesmo tempo em que criou condições melhores de vida para as populações dos mais longínquos rincões da Amazônia.
Sob seu comando o CMA combateu com rigor o tráfico de armas e drogas nas nossas fronteiras, levou assistência educacional e saúde para diversas comunidades e núcleos populacionais mais carentes do interior da Amazônia Ocidental. Outra ação de relevância foi o Projeto Pró-Amazônia, que oferece as condições necessárias para que cientistas, pesquisadores e estudiosos, atuem nos locais mais inóspitos da Amazônia Ocidental brasileira, com o objetivo de conhecerem mais sobre as suas riquezas e sua biodiversidade.
Ao voltar os olhos para a jornada do General Theophilo, podemos dizer que não houve vacilações, com fé, coragem e decisão para forjar o êxito de sua empreitada na Amazônia, marchou em frente e obteve a vitória, que só é alcançada por aqueles que têm tenacidade e amor à pátria. Ele viu as oportunidades, pois foi treinado para isso, identificou os problemas que poderia resolver e investiu nas soluções.
Nós da Amazônia Ocidental somos muito gratos as nossas forças armadas, elas preparam seus líderes fazendo com que conheçam todas as regiões do país com profundidade e assim possam elaborar planos estratégicos para ocupar, manter, desenvolver e defender as riquezas da nossa pátria da cobiça internacional. Enumerar as qualidades virtuosas de Guilherme Theophilo seria uma tarefa formidável, mas não caberia nesse espaço.
As homenagens a ele prestadas, durante almoço na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, com a presença de líderes empresariais de Manaus e na solenidade de passagem de comando para o General Geraldo Antonio Miotto, presidida pelo Comandante Geral do Exército Brasileiro, General Villas Bôas, fazem jus ao soldado que cumpriu brilhantemente o seu dever para com a Pátria. Ao General Miotto nossas boas vindas, desejando que o seu comando seja de pleno sucesso e interação com a sociedade amazônica na busca do equilíbrio e das soluções que mitigarão as dificuldades e promoverão o desenvolvimento. Somos honrados pela presença em nossa região de homens dignos e patriotas.