Manaus, 07 de dezembro de 2021
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou pela Resolução ANP n ° 842/2021 especificações do diesel verde, possibilitando a produção e venda do novo combustível no País. A resolução também viabiliza a produção e venda de bioquerosene de aviação gerado a partir da produção do diesel verde nas biorre finarias.
A Brasil BioFuels (BBF) e a Vibra Energia, antiga BR Distribuidora, aproveitando-se de que o Brasil ainda não produz diesel verde, firmaram contrato de compra e venda, que projeta a implantação na Zona Franca de Manaus (ZFM) de uma biorrefinaria pela BBF, investimento estimado em mais de R $ 1,8 bilhão e a aquisição de 100% da produção pela Vibra. Essa união perfeita consolida a BBF como o principal produtor de biocombustível na América Latina e a Vibra como a maior distribuidora do diesel verde no mercado, ao utilizar sua logística e estrutura de comercialização.
A BBF projeta a capacidade inicial da biorrefinaria em 500 milhões de litros / ano de diesel verde, a partir da primeira fase em janeiro de 2025 e coloca o Brasil no seleto grupo de oito países no mundo produtores de “aprovadas”.
O projeto prevê até 2026 o plantio de 120 mil hectares de palma em áreas degradadas, garantindo matéria-prima para o diesel verde que reduz em até 90% a emissão de gases efeito estufa. Será desenvolvido a partir de uma estrutura verticalizada, com as etapas de cultivo e manejo da matéria prima, beneficiamento de óleo, produção de biodiesel e geração de energia elétrica.
O HVO (óleo vegetal hidrotratado – óleo vegetal hidrotratado) deve substituir o fóssil diesel na Região Amazônica, auxiliando na descarbonização da economia e na transição para fontes energéticas mais limpas e renováveis, favorecendo o desenvolvimento econômico.
O diesel renovável é quimicamente mais estável que o biodiesel, com uma série de vantagens, não contém glicerina, nem contaminantes metálicos e suas moléculas são iguais às do óleo mineral mineral. Pode ser misturado ao óleo diesel sem restrições e não apresenta problemas de compatibilidade com infraestruturas e motores de veículos já existentes e com novas gerações de motores a diesel.
Também apresenta maiores estabilidades térmicas e à estocagem, além de elevado número de cetano, propriedade que mede a qualidade de ignição em motores diesel. Fazendo um comparativo entre os volumes de diesel, gasolina e etanol comercializados no Brasil no ano de 2015, o consumo de diesel representa aproximadamente 54% de todo o combustível comercializado no país.
Uma introdução do biodiesel na matriz energética brasileira se deu em 2005 e, após uma década, o Brasil já é o 2 “maior mercado do mundo. Portanto, reveste-se de grande importância para a ZFM e para a economia do Estado a implantação desse empreendimento que contribuirá para a melhoria da vida no interior, gerando empregos e impactos positivos para o desenvolvimento da região, redução do desmatamento e recuperação de áreas degradadas.