Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As virtudes do homem modesto

Manaus, 05 de maio de 2020

Devemos celebrar sempre as virtudes de homens modestos, como o nosso querido amigo Sergio Melo. Sinto-me honrado em fazer este artigo em memória do meu chefe de Gabinete, para dedicar os merecidos elogios e demonstrar meu respeito, testemunhando suas virtudes e destacando sua simplicidade. Enquanto viveu, sua modéstia era impeditiva aos sinais de estima que a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) lhe quisesse dedicar em homenagem a seu extraordinário mérito. Só não conseguiu impedir o reconhecimento que lhe foi prestado nos 25 anos de existência da Ação Pró-Amazônia da CNI. Sérgio nos deixou uma infinidade de recordações. Sem seu trabalho e esforço, talvez não tivéssemos alcançado êxito em várias questões defendidas por esta Instituição no interesse da indústria e da economia do Amazonas.

Trabalhador infatigável esteve a serviço da FIEAM durante 31 anos. Sua inteligência multifacetada era capaz de executar qualquer tarefa, em qualquer ordem, em qualquer sentido e ao mesmo tempo. Representou a FIEAM em vários eventos do mesmo modo como dirigiu com eficiência e comandou diversas atividades dentro da Instituição, sendo um modelo de trabalhador.

Foi um estudioso de todos os problemas, sua sede de abarcar conhecimentos era praticamente insaciável. Homem íntegro, honrado, sincero, constituiu, por suas virtudes, o que se pode chamar de modelo. Em uma frase, deixou-nos seu exemplo! Mas, além disso, tinha outra qualidade, que não é uma qualidade do intelecto, da vontade, da luta ou derivada da experiência, mas uma qualidade do coração, porque era um homem extraordinariamente humano e sensível.

Ouso dizer, quando pensamos em sua vida e na sua conduta, que se constituiu em um ser raro, porque foi capaz de conjugar em sua personalidade não apenas as características de homem de ação e execução, mas também de homem de pensamento, de virtudes e de sensibilidade humana, unidas a um forte caráter. O seu desejo de igualdade e de concessão, seus princípios de fraternidade, tolerância, boa vontade, serenidade da alma e espírito indulgente, eliminava os prejulgamentos e preconceitos. O que se via na sua figura se traduzia em harmonia e paz.

Às vezes tínhamos discordâncias, mas devo confessar que encontrei em sua pessoa, juntamente com muitas outras qualidades, um tesouro de conselhos sábios, de boa-fé, de amizade constante e inviolável, de sinceridade e integridade. Seus conselhos eram retos, suas reflexões sensatas, seus juízos seguros e sua firmeza inabalável. Seu pudor abominou sempre qualquer pretexto honroso para assumir compromissos desonrosos.

Em meio a sua delicadeza aparecia seu conhecimento evangélico, com as riquezas do Antigo e do Novo Testamento. Gostava de fazer citações de um e de outro, para servir como guia para sua conduta e necessidade para fazer boas obras e estabelecer regras conscientes de dignidade e integridade. Filho, marido, pai exemplar e muito amado, amigo festejado por todos. Esteja em paz e com Deus. Amém.

Antonio Silva – Presidente da FIEAM

 

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!