Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Aniversário da Fucapi

11 DE FEVEREIRO DE 2014

 É mister que, de quando em quando, avaliemos a importância da  Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) para a formação do capital intelectual e tecnológico da Amazônia. A ocasião não poderia ser mais propícia, pois no próximo dia 26 essa Fundação completará 32 anos, voltada para a expansão e enriquecimento do nosso saber.

Por meio de iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM) e do Grupo Executivo Interministerial de Componentes e Materiais (Geicom), a Fucapi foi criada para analisar, desenvolver pesquisas e prestar serviços tecnológicos, incrementando modelos de produtividade e competitividade para empresas e organizações da região amazônica.

Anterior a criação da Fucapi, as análises técnicas de projetos industriais submetidas à aprovação da Suframa eram realizadas pelo Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), localizado em São José dos Campos/SP e Geicom, na cidade do Rio de Janeiro.

Quando se tinha alguma questão para ser resolvida, era necessário ir os empresários e funcionários da Suframa até essas instituições para discutir as condições técnicas. Passando a ser analisada por entidade localizada na própria Zona Franca de Manaus, tornou-se mais coerente e fácil o diálogo para solucionar problemas que se originavam pelas condições de infraestrutura, localização e várias outras variáveis, só existentes aqui.

Durante esses anos, a Fucapi tem trabalhado para tornar-se um centro de excelência nas áreas de desenvolvimento de software, de tecnologia e de recursos naturais, com competência e habilidades em Tecnologia da Informação (informática e telecomunicações), Tecnologias Industriais Básicas, Meio Ambiente e Gestão do Conhecimento. Desenvolve também softwares básicos e aplicativos destinados ao acompanhamento da atividade industrial incentivada no Polo Industrial de Manaus (PIM), assim como nas áreas de Internet, automação eleitoral, sistemas de telecomunicações, testes e diagnósticos de produtos, Firmware, Device Drivers, sistema de automação industrial e comercial, realização de serviços de suporte técnico, manutenção de equipamentos de Informática, projeto e gerenciamento de redes (Lan e Wan).

Durante a primeira Lei de Informática, atuou com destaque, sendo considerada a principal instituição tecnológica da Região Norte. A Fundação investe também na capacitação e formação da mão de obra, com educação e pesquisa, atuando na educação profissional por meio do Centro Educacional Fucapi (CEEF) e em nível superior pelo Instituto de Ensino Superior Fucapi (CESF).

Vale destacar que se mantém com recursos próprios, não recebendo qualquer dotação pública ou privada. Por tudo o que aqui foi citado e por muito mais que deixou de ser dito, orgulho-me de fazer parte do Conselho Diretor desta instituição e parabenizo a diretora-presidente Isa Assef dos Santos e todos os seus colaboradores por mais um ano de profícuo trabalho.

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!