Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Ações para retomada da economia

Manaus, 7 de julho de 2020

Uma semana de bons resultados para a retomada das atividades econômicas e restabelecimento gradativo de todas as nossas atividades no Amazonas. Tivemos a reunião virtual do Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam), em 30 de junho, que aprovou 55 projetos com investimentos de R$ 1,639 bilhão e futura geração de 3.113 empregos nos próximos três anos. Destaque para empreendimentos, do segmento médico-hospitalar, para produção de aparelhos para análise de amostras de sangue e de EPIs, e do agronegócio, para produzir castanha do Brasil desidratada, no município de Tapauá, gerando investimento e empregos no interior do Estado.

Na quinta-feira, 2, o Conselho de Administração da Suframa (CAS) aprovou 29 projetos industriais, sendo 10 de implantação e 19 de atualização, diversificação e/ou ampliação que, ao todo, somam investimentos de US$ 112 milhões, com previsão de geração de 1.148 novos empregos nos 3 primeiros anos.

Em videoconferência o superintendente Algacir Polsin ressaltou que maior destaque deve ser dado aos benefícios proporcionados pelo modelo ZFM a população, divulgando as realizações que são viabilizadas em grande parte com as verbas de P&D da ZFM. Afirmou intenção de inserir contrapartidas de benefícios sociais nas análises de projetos, com a preocupação de atender também, de forma mais eficaz, os demais estados abrangidos pela Autarquia, a fim de irradiar o desenvolvimento e crescimento econômico para toda a região da Amazônia Ocidental, ganhando assim apoio político das demais localidades.

O futuro do CBA também foi debatido na ocasião. O secretário especial da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec-ME), Carlos da Costa, reafirmou compromisso entre o ME e a Suframa para resolver todos os entraves de funcionamento do CBA, ainda este ano, a fim de garantir ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento sustentável da região amazônica. E anunciou que desenvolve trabalho com três prioridades macro estratégicas, quais sejam: tornar o modelo ZFM mais eficiente e rápido; desenvolver novos vetores que envolvam a bioeconomia e os Bionegócios e; tornar mais equilibrado o desenvolvimento em toda a região.

Entidades empresariais e o superintendente da Suframa reuniram-se na sexta-feira, 3, na sede da FIEAM, para alinhamento de ações de interesses comuns das classes produtivas e os órgãos de desenvolvimento, como a construção de estratégias para acompanhar e neutralizar possíveis ameaças decorrentes das discussões da reforma tributária, a recuperação viária do Distrito Industrial, o destravamento e agilização nas análises de Processo Produtivo Básico (PPB), além de discutir perspectivas econômicas pós-pandemia e fortalecimento do PIM. Estamos buscando saídas para avanço do nosso desenvolvimento.

 

Share this post :

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Últimas Notícias
Categorias

Receba novidades!

Inscreva-se em nosso newsletter e fique por dentro das novidades.

error: Conteúdo Protegido!